Sendo uma boa terra

“Outra ainda caiu em boa terra, germinou, cresceu e deu boa colheita, a trinta, sessenta e até cem por um.” (Marcos 4.8)

Após citar três terrenos ruins, Jesus fala de um terreno apropriado, no qual a semente lançada pelo semeador tem tempo para germinar, encontra profundidade e os espinhos não sufocam. A planta cresce, floresce e produz frutos, boa colheita. Um solo sempre pode ser melhorado. Há nações que colhem e exportam flores e frutos no deserto. Se realmente quisermos, nosso coração pode ser boa terra para as sementes divinas. Todo terreno ruim, pode escolher ser um bom terreno. As aves que roubam as sementes podem ser afugentadas. As pedras que impedem as raízes podem ser removidas, assim como os espinhos que sufocam a planta. Deus nos convida a ser bons terrenos para a semente do Evangelho.

A vida cristã, como já vimos, é uma vida e não um momento. Ela envolve nascimento, desenvolvimento, crescimento, amadurecimento. Sabemos que uma pessoa é saudável se ela vai avançando pelos estágios da vida. As faltas de crescimento físico, emocional ou intelectual apropriados são um sinal de alerta. Algo pode estar errado. Não é diferente em termos espirituais. Ser cristão não é ir a um templo cristão e repetir as mesmas coisas, ano após ano. Não é ocupar funções na hierarquia da igreja ou mesmo conhecer o que a Bíblia diz ou saber os textos de memória. A evidência da maturidade cristã é ser uma nova pessoa, diariamente. Coisas antigas sendo deixadas para trás. Crescimento na direção de Cristo, até que Cristo seja formado em nós (Gl 4.19).

Nada disso acontecerá em nossa vida por acaso. Precisaremos escolher tomar decisões e ter atitudes adequadas. Ore, mas também reveja suas atitudes. Perceba as armadilhas que tem prendido você. Valorize o convívio com cristãos que busquem também crescimento espiritual. Quando temos companhia, podemos chegar mais longe. E jamais desista. Mesmo que erre, mesmo que peque mais uma vez aquele mesmo pecado do qual já se arrependeu tanta outras vezes não desista. Creia no amor de Deus e busque mais uma vez o perdão. Levante-se e seja o terreno apropriado para as sementes de Deus. Ele conhece você profundamente e sabe como lidar com aves, pedras e espinhos. Ele jamais desistirá de você.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui