“Os Desafios do Brasil como 5ª Potência Mundial e o Papel do Agronegócio” é o tema do seminário realizado hoje, 23 de novembro, no Espaço Unique, em Brasília, para comemorar os 60 anos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e os 20 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAR). Estarão em discussão, durante todo o dia, a distribuição da renda no campo, a nova política agrícola brasileira e os desafios e oportunidades do País para crescer mais e subir no ranking das grandes potências econômicas do planeta. Participam do seminário, autoridades do Governo federal, lideranças rurais, parlamentares e renomados especialistas em economia e agronegócio. A presidente da República, Dilma Rousseff, encerra o evento às 17h.
A presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, abre o seminário às 9h30, ao lado do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho. Às 10h15, o presidente do Centro de Estudos Agrícolas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), professor Mauro Lopes, divulgará estudo inédito, encomendado pela CNA, sobre os perfis das classes de renda rural no Brasil (classes A/B, C e D/E). A pesquisa, realizada com base do último censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra a distribuição do rendimento do produto rural, por região e município. O primeiro painel “Construindo um novo modelo de política agrícola”, às 11h20, terá a participação do secretário-executivo do Ministério da Agricultura, José Carlos Vaz, do secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt e da superintendente técnica da CNA, Rosemeire Cristina dos Santos. Durante o painel, serão apresentados os fundamentos da nova política agrícola brasileira e haverá um resgate dos instrumentos de política agrícola utilizados nos últimos 80 anos no País.
A partir das 14h30, o talk show “Os Desafios do Brasil como 5ª potência econômica mundial” terá como debatedores os economistas Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central e sócio-fundador da Gávea investimentos, e André Esteves, CEO do BTG Pactual, além do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os especialistas discutirão o potencial da economia brasileira e a participação do agronegócio nesse processo. Às 17h, a presidente da República, Dilma Rousseff, encerra o evento, juntamente com a senadora Kátia Abreu. Na seqüência, será realizado um show cultural e um coquetel.