Semana da Agricultura Familiar é lançada durante coletiva em Teixeira

Abertura da Semana de Agricultura Familiar. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

Na manhã desta terça-feira, dia 13, começou a Semana de Agricultura Familiar, realizada pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas.

A cerimônia de abertura aconteceu na Câmara de Vereadores. O momento foi marcado por uma coletiva de imprensa, em que houve apresentação das atividades realizadas pela Secretaria de Agricultura e a apresentação do Plano de Ação Territorial (PAT) da Mandiocultura. [Confira a programação completa no fim desta matéria]

Ocorreu a apresentação de ações realizadas

A Semana da Agricultura Familiar tem como principal objetivo promover a conscientização da importância da agricultura familiar, fomentar novas ideais e trazer a troca de conhecimento entre produtores e empresas.

Segundo o secretário da pasta, Dorivaldo Neves, a atividades se estenderão desde a sede do município até distritos e comunidades.

O secretário de Agricultura, Dorivaldo Neves

Se trata de uma maneira de divulgar os trabalhos feitos e do agricultor conhecer os seus clientes, as pessoas que estão ligadas de uma forma ou de outra“, disse.

O presidente da Casa, o vereador Ronaldo Cordeiro, destacou a instalação do Selo de Inspeção Municipal (SIM) como fator importante para geração de emprego e renda.

O vereador Ronaldo Cordeiro

Me sinto contemplado. Estar apoiando o agricultor é aquilo que sempre procuramos fazer“, finalizou.

Entre representantes de inúmeros parceiros do poder público, a agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, Araildes Martins, conversou com nossa reportagem.

 Araildes Martins Ribeiro, agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste

Segundo ela, “estamos prestigiando essa semana abrindo as informações sobre o PAT, que já é um projeto ampliado, que vem trazendo propostas de fortalecimento da mandiocultura. Um evento ímpar“.

Confira a programação completa:

Terça-feira (13)

Abertura da semana da Agricultura Familiar
Coletiva de imprensa para apresentação das atividades realizadas pela secretaria de Agricultura e Oficializar a abertura da Semana da Agricultura Familiar: Secretário de Agricultura, Dorivaldo de Almeida Neves.
Apresentação do PAT – Plano de Ação Territorial da Mandiocultura ( Araildes Martins Ribeiro – Agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste e Jeilly Viviane Ribeiro – Polímata/ Suzano)
Local: Auditório da Câmara de vereadores de Teixeira de Freitas
Horário: 8h30
Seminário sobre o Serviço de Inspeção Municipal – SIM
Palestrantes: Sinara Sales de Oliveira Rodrigues – Engenheira Agrônoma – SEAGRI/ SIM e Sabrina Rampinelli – Zootecnista (Coordenadora do SIM)
Local: Auditório da Câmara de vereadores de Teixeira de Freitas
Horário: 13h30

Quarta-feira (14)

Dia de campo na Comunidade de São Sebastião no Maniveiro da Mandiocultura, retirada da mandioca para avaliação junto a Biofábrica de Cruz das Almas;
Realização Secretaria Municipal de Agricultura com a participação dos parceiros; Polímata / Suzano, PAT- Plano de Ação Territorial da Mandiocultura, Programa de Desenvolvimento Territorial, Banco do nordeste, UFSB, Associações de Produtores Rurais,  Território de Identidade Extremo Sul, CEPLAC etc.
Local: Comunidade São Sebastião
Horário: 8h às 16h

Quinta-feira (15)
Mutirão Prefeitura Mais Perto de Você no Distrito de Cachoeira do Mato
Realização com o apoio dos parceiros: Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Meio Ambiente,  Centro de Referência de Apoio a Mulher, Casa dos Conselhos, Suzano/ Polímata, Departamento de Cultura, Secretaria Municipal de Educação e Comunicação.
Local: Escola Municipal Jesuíno Martins em Cachoeira do Mato
Horário: 8h30 às 14h

Lançamento da primeira Unidade fiscalizada pelo SIM- Serviço de Inspeção Municipal;
Recuperação de Nascentes na Comunidade de Duque de Caxias em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente;
Local: Comunidade de Duque de Caxias
Horário: 15h

Sexta-feira (16)

Feira da Agricultura Familiar
Realização Secretaria Municipal de Agricultura com a participação dos parceiros; Casa da Cultura, Casa dos Conselhos, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde, etc;
Local: Praça da Bíblia
Horário: 7h às 13h

Lançamento da Feira da Agricultura Familiar no Distrito de Santo Antônio
Parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Associação de Produtores Rurais de Santo Antônio e SUZANO ( PDRT – Programa de Desenvolvimento Rural Territorial);

Sábado (17) 

Implantação da Horta Comunitária na Comunidade de Cachoeira do Mato
Local: Comunidade de Cachoeira do Mato
Horário: 8h às 12h

Domingo (18) 

Encerramento da Semana da Agricultura Familiar com Culto Ecumênico;

Entrega de trator e equipamentos agrícolas;

Entrega dos Certificados as Instituições Socioassistenciais beneficiárias do Programa de Aquisição de Alimentos inscritas nos Conselhos Municipais de Defesa e Direitos (Casa dos Conselhos);
Local: Praça da Bíblia
Horário: 8h30

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui