Sem Deus, nada é suficiente

“Pois quanto maior a sabedoria maior o sofrimento; e quanto maior o conhecimento, maior o desgosto.” (Eclesiastes 1.18)

Como a riqueza, também o conhecimento é um alvo para os seres humanos. E os buscamos, tanto uma como o outro, pelas mesmas razões. O conhecimento pode ser considerado mais nobre que a riqueza, porque é também mais seguro e estável que ela, mas como a riqueza, também o buscamos por acreditar que seremos realmente felizes se o tivermos. Mas na perspectiva de Salomão neste texto, felicidade e conhecimento mantém uma relação inversamente proporcional: quanto mais conhecimento, menos felicidade.

A Bíblia está nos dando uma dica: nada há por aqui que torne a vida humana completa. Seja dinheiro, conhecimento ou outra coisa qualquer, à parte de Deus coisa alguma realizará nosso sonho de felicidade. Se não cremos nisso, buscaremos algo e obteremos o efeito contrário. Nossas conquistas poderão agravar nossa dor. Como se doesse mais a tristeza do rico que a do pobre. Ou como se a impotência incomodasse mais ao culto que ao ignorante. Afinal, não é fácil perceber que se tem tanto, mas que ainda assim não foi suficiente!

Quando vamos aprender que todas as coisas desta vida, à margem de nossa vida com Deus, jamais serão suficientes? Quando aprenderemos que tentar substitui-lo fazendo, seja da riqueza, seja do conhecimento, deuses em nossa vida, apenas agravaremos nossas dores? E se, como Salomão, percebermos a piora, seremos bem-aventurados. Lamentável será se seguirmos iludidos, pensando que achamos vida longe de Deus. Pois, em algum momento a vida nos apresentar uma questão sem solução, para a qual, somente Deus é suficiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui