Selo orgânico fortalece agricultores de Porto Seguro

Selo orgânico fortalece agricultores de Porto Seguro
Agricultura familiar a todo vapor em Porto Seguro. Fotos Ascom

Mais uma etapa do processo de certificação de pequenos produtores de Porto Seguro para a agricultura orgânica foi realizada neste mês de janeiro, com a visita de técnicos da Secretaria de Agricultura a uma das propriedades que estão em busca do Selo Orgânico. A propriedade pertence ao presidente da Associação de Agricultores do Extremo Sul, Osvaldo Inocêncio, que juntamente com o secretário Alimoar Bittencourt,  ajudou a mobilizar os agricultores e lutou muito para trazer o Selo Orgânico para o município.

Segundo a coordenadora do projeto Selo Orgânico, da Seagri, Adriana Rocha, esta ação funcionou como uma simulação, preparando os produtores para as visitas técnicas que serão realizadas pela equipe de certificação. “Essa avaliação leva em consideração todos os itens necessários para obter o reconhecimento da certificadora, como documentação em dia, organização da propriedade além do manejo orgânico”, explica.

Cerca de 70 famílias da agricultura familiar, incluindo sete aldeias indígenas, estão participando do processo de certificação, a cargo da Rede Povos da Mata. De acordo com a coordenadora, a Secretaria de Agricultura irá continuar oferecendo treinamento e orientação aos agricultores que participam do processo. “Uma grande rede de supermercados já entrou conosco nessa parceria, garantindo a compra dos produtos orgânicos e levando os diversos itens até o consumidor”, comemora o secretário Bittencourt.

“A agricultura orgânica traz inúmeros benefícios para o consumidor, que levará saúde para a mesa da sua família; para o produtor, que além de não manipular agrotóxicos, poderá aumentar o valor agregado de seus produtos e também para o meio ambiente, que estará livre da contaminação por defensivos químicos”, salienta Adriana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui