SEI anuncia acordo internacional com PNUD em reunião do Conselho de Administração

SEI anuncia acordo internacional com PNUD em reunião do Conselho de Administração
SEI anuncia acordo internacional com PNUD em reunião do Conselho de Administração. Foto: Lucas Pondé

Em sua última reunião do ano, o Conselho de Administração da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) tratou do balanço de 2023 e dos novos projetos para o ano de 2024. O encontro foi realizado na manhã desta terça-feira (19), na Secretaria do Planejamento (Seplan), e um dos destaques foi a assinatura do acordo de cooperação internacional com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no montante aproximado de R$ 21 milhões, a ser executado ao longo de quatro anos, onde está incluída uma série de projetos, pesquisas e ações de fortalecimento do órgão.

Assinado ainda no final do ano de 2023, o projeto Informação a Serviço da Sociedade irá fortalecer as capacidades essenciais da SEI, com previsão de melhorias nas áreas de gestão, governança de dados, disseminação de informação e outras, além da realização de novas pesquisas e estudos.

“O projeto vai reforçar toda a atividade de produção, análise e disseminação das informações de natureza estatística, geográfica, cartográfica e demográfica da Bahia necessárias ao conhecimento da realidade física, social e econômica do estado, ampliando a democratização do acesso à informação e a oferta de informações qualificadas para a tomada de decisão”, explicou o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira.

Segundo o gestor, o projeto é de interesse do PNUD, pois contribui para o Marco de Cooperação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável do Brasil 2023-2027, com impactos positivos na governança e capacidade institucional do Estado da Bahia.

“Serão realizados estudos, pesquisas e capacitações, bem como estruturadas metodologias para a avaliação de políticas públicas, visando identificar, com dados desagregados, lacunas e potencialidades do estado da Bahia para que as políticas públicas sejam elaboradas, implementadas e monitoradas com maior assertividade”, disse o gestor, que ressaltou ainda que a SEI cumpriu todas as metas do ano de 2023, tendo executado, pela primeira vez, cem por cento do seu orçamento, “uma alta performance na execução das atividades planejadas”.

O secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, presidiu a reunião, que contou com a participação de diretores técnicos da SEI e representantes de órgãos com assento no conselho, como a Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Administração (Saeb) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O secretário do Planejamento avaliou que “a reunião foi muito produtiva. Discutimos o acordo de cooperação da SEI com o PNUD, que irá possibilitar a elaboração de estudos e diagnósticos, com foco nos índices de desenvolvimento humano associados aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fortalecendo a capacidade do Estado em tomar decisões com base em evidências. Também avaliamos a necessidade de reestruturação da carreira de Especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais da Bahia, que contará com todo apoio do conselho junto às instâncias superiores do Governo do Estado pela importância da carreira para a formulação e avaliação das políticas públicas”, relatou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui