“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.33)
Por tudo que vimos esta semana, os desafios e riscos da vida de seguir do Jesus, devemos ver o texto de hoje como uma síntese. Buscar “em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça deve significar para nós algo que vá além, bem além de apenas ser um bom religioso”. Der ir ao templo, entregar nossos dízimos e ofertas para o serviço cristão e oferecer ocasionalmente o nosso apoio a alguém que necessite. E “todas as coisas lhes serão acrescentadas” jamais deveria ser um incentivo para fazermos o que julgamos boas coisas na expectativa de receber recompensas. Sejam terrenas ou celestiais.
Para os que verdadeiramente lutam por seguir a Cristo, buscar em primeiro lugar o Reino de Deus será sempre e muito mais uma jornada diária na busca por amar Deus mais que tudo e ao próximo como a si mesmo. Esta é a justiça desse Reino Eterno que nos cabe praticar. E segundo o pleno conhecimento e soberana vontade de Deus, desfrutamos da maravilhosa providência divina, que nos acrescenta “todas as coisas” e que são coisas diferentes para cada um de nós. Mas em Deus nos sentirmos plenos, contentes, satisfeitos, cuidados, amados. As flores do campo e as aves do céu passariam a sempre nos lembrar que Deus cuida de nós. Não apenas como cuida deles, mas muito mais, pois, segundo o próprio Jesus, não valemos muito mais?
É porque ainda não entendemos o valor de nossa vida aos olhos de Deus que a trocamos por coisas materiais, que não duram. É porque ainda não entendemos o valor das coisas celestiais que nos iludimos tão facilmente com os tesouros terrenos. É porque ainda não nos entregamos radicalmente a Cristo que tão ingenuamente pensamos que estamos bem porque vamos ao templo, sem compreender que somos o templo. Queremos o melhor da vida, mas mantemos reservas em amar, buscar e servir Aquele que tem vida plena e abundante para nos dar. Seguir a Cristo é, dia a dia, arrepender-se dessas bobagens e crer mais um pouco, comprometer-se mais um pouco, render-se mais um pouco. Estaremos completos quando não nos pertencermos mais, quando, viver cada dia for para nós uma jornada na direção e nos mesmos passos do Senhor Jesus.