A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Cidadania de Santa Cruz Cabrália (Sedesc) promoveu, por meio do Cras, Creas, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Conselho Tutelar e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, uma ação de enfrentamento ao trabalho infantil. A ação, que ocorreu na Praça da Juventude, reuniu diversas escolas municipais, além de cerca de 70 crianças do SCFV do bairro Geraldão e o grupo das Mães de Inclusão. No total, mais de 250 crianças tiveram uma tarde repleta de brincadeiras e ludicidade.
Além de jogos, como futebol, vôlei, bambolê, pula-corda e oficinas socioeducativas que produziram um imenso cartão vermelho contra o tralho infantil, o ônibus do Projeto Leitura e Movimento do Livreiro e a Fada Dália contaram diversas estórias para a criançada, proporcionando momentos de diversão. Participaram, ainda, uma dupla cover dos palhaços Patati e Patatá.
A iniciativa teve como ponto de partida o dia 12 de junho, quando é comemorado o dia de enfrentamento ao trabalho infantil e teve como objetivo principal, conscientizar a comunidade sobre a importância de manter as crianças longe do trabalho. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, as crianças só podem se submeter a trabalhos a partir dos 14 anos completos e na condição de menor aprendiz.