Secretários municipais visitam Cachoeira do Mato para fazer planejamento e ofertar serviços

Secretários municipais visitam Cachoeira do Mato para fazer planejamento o ofertar serviços. Foto: Ascom

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas realizou um mutirão de cidadania na manhã de quinta-feira, 04 de janeiro, em Cachoeira do Mato. A iniciativa partiu do administrador distrital, Agenilton Pereira Medrado, e da secretária municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elenita Garcia, que apresentaram o projeto ao prefeito e incluíram outras secretarias. Participaram as pastas de Assistência Social, Segurança Pública e Cidadania, Administração, Meio Ambiente e Infraestrutura e Serviços Urbanos. O vice-prefeito, Yuri Fernandes, participou da ação representando o prefeito, Dr. Marcelo Belitardo.

Foto: Ascom

Os secretários fizeram primeiro uma visita pelo distrito, identificando as necessidades mais urgentes da população e discutindo as maneiras de viabilizar soluções. “Aqui nós temos alguns problemas estruturais de maior urgência em algumas áreas públicas, o nosso único rio que está totalmente poluído, o acesso a serviços de saúde e assistência social não é tão amplo e existe ainda uma necessidade de desenvolvimento econômico. Com certeza essa proximidade do executivo irá nos ajudar a atender essas e outras demandas”, pontuou, Agenilton Pereira Medrado, administrador distrital.

No caso do rio, a secretária de Meio Ambiente, Sabrina Rampinelli, visitou o local para iniciar um projeto de recuperação, que trará mais qualidade de vida para os moradores, sem contar no ganho ambiental da ação. Ela e sua equipe aproveitaram o momento para conhecer e avaliar também outras áreas da comunidade, que tem característica rural, para também possibilitar melhorias.

Desenvolvimento Econômico

No âmbito do desenvolvimento econômico, há uma parceria entre as secretarias de Agricultura e Infraestrutura, que já estão com o projeto para uma farinheira. “Para a parte interna do local nós já temos todo o planejamento e esperamos que essa seja uma farinheira modelo, onde os moradores possam garantir uma fonte de renda que impulsione a economia local. Posteriormente, podemos levar a iniciativa para outros distritos. Estou analisando também uma melhoria para essa área externa, mas neste caso ainda precisarei fazer orçamento e ver a viabilidade econômica para a realização”, explicou o secretário de Infraestrutura, Gessé de Cristo.

Foto: Ascom

Já Elenita Garcia, secretária de agricultura, ressalta a importância de uma iniciativa como essa para os produtores rurais não apenas do distrito, mas de toda a região: “Nós temos uma mandiocultura muito forte em Teixeira de Freitas e precisamos explorar isso da maneira correta. Com a farinheira, eles terão aqui uma alternativa para utilizar também os subprodutos da mandioca. Os produtores rurais são a base da nossa alimentação, nem sempre temos a noção da importância desses trabalhadores, mas daremos todo apoio necessário para um maior desenvolvimento através da secretaria de agricultura e de outras pastas”.

Saúde

O mutirão também levou médicos para atender os moradores de Cachoeira do Mato na Unidade de Saúde, oferecendo consultas e exames que muitas vezes a comunidade só tem acesso se for até Teixeira de Freitas. Nesta manhã atenderam dr. Tarcísio, atuando como urologista e cirurgião geral – realizando pequenos procedimentos, dr. João Paulo fazendo ultrassonografias diversas, dr. Alexandre Carvalho que é clínico geral, e dr. Jeferson Nunes Ferri que é psiquiatra. O dentista da unidade, Dr. Denis, também esteve presente fazendo consultas neste momento.

Foto: Ascom

Assistência Social

Como ação imediata, os moradores tiveram também acesso aos servidores da Assistência Social, que informaram sobre serviços do CRAM, CRAS, Bolsa Família e gratuidades para idosos acima de 60 anos, e aos servidores da Segurança e Cidadania que atuam no CEJUSC, que oferece atendimento jurídico gratuito à população. O Secretário de Segurança, Capitão Gonsalves, também levou parte da guarda municipal para fortalecer os vínculos com os guardas que atuam no distrito e alinhar a melhor forma de atuação.

Gestão

A atual gestão já anunciou um compromisso de fortalecer a atuação nos distritos, e ações como essa devem ser frequentes em todos eles. “A nossa gestão participativa já começou, por isso estamos priorizando esse contato com a população como um todo, não apenas de Teixeira de Freitas, mas das comunidades, porque todos os teixeirenses merecem cuidado e oportunidade. Dr Marcelo Belitardo tem intenção de intensificar essas ações, visitando, ouvindo e levando projetos e serviços”, explicou Yuri Fernandes.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui