Secretários de Saúde se reúnem para discutir Projeto para o Plano da Atenção Hospitalar do Estado da Bahia

Secretários de Saúde se reúnem para discutir Projeto para o Plano da Atenção Hospitalar do Estado da Bahia. Fotos Ascom

A Secretaria de Saúde de Porto Seguro sediou, nos dias 2 e 3/05, relevante evento que reuniu os 21 secretários municipais de saúde do extremo sul da Bahia. O encontro, subsidiado pelo  Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), governo do estado da Bahia, teve a presença dos técnicos do departamento de Atenção Especializada da SESAB,  membros da CIR, diretores de hospitais, representantes do COSEMS – BA, da Central de Regulação e equipe do Núcleo Regional de Saúde Extremo Sul.

O secretário de Saúde, Kerrys Ruas, explica que o Plano de Atenção Hospitalar da Bahia tem como principais objetivos realizar e validar um diagnóstico situacional regionalizado da atenção hospitalar. “Nosso encontro enquanto gestores da saúde pretende propor redefinição classificatória de hospitais da Bahia e identificar o papel dos hospitais de pequeno porte, apresentando os parâmetros específicos para necessidades de leitos e suficiência regional, de acordo com as principais demandas identificadas em cada município, além de fomentar propostas sólidas de amplas melhorias que beneficiem diretamente os pacientes do SUS”, afirma.

Trabalhos em grupos

Com o objetivo de apresentar a contextualização do Projeto para o Plano da Atenção Hospitalar do Estado da Bahia, o encontro, recepcionado pelo secretário de saúde, Kerrys Ruas, juntamente com a  coordenadora do Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul, Liziane Bonfim, subdividiu-se em 2 grupos destacados por agenda de trabalho. Entre as esferas de atuação, individualmente os gestores municipais trocaram experiências, partilharam situações práticas vivenciadas e traçaram diagnóstico preliminar referente a atenção hospitalar na macrorregião.

Outro ponto alto do evento, intermediado pelos consultores da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Altair Massaro e Ivan Coelho,desenvolveu-se com base no levantamento de problemas no âmbito da saúde em que as autoridades teceram agrupamentos e identificação dos macroproblemas enfrentados nas respectivas cidades em que atuam, a exemplo de questões estruturais, recursos financeiros, ampliação de leitos UTI neonatal, de acordo com as principais demandas identificadas, dentre outros fatores citados.

Visitas técnicas

Como parte das etapas direcionadas ao Plano de Atenção Hospitalar do Estado da Bahia, que encontram-se em processo de elaboração conjunta entre os gestores municipais do extremo sul, foram efetivadas visitas técnicas na rede de serviços que compõem a área da saúde em Porto Seguro, no intuito de aprimorar o diagnóstico da situação da rede de atenção hospitalar.

A Visita é um recurso estratégico para o Plano de Atenção Hospitalar do Estado da Bahia, possibilitando uma aproximação da realidade macrorregional e ajustar as informações técnicas já obtidas, melhorando o diagnóstico e contribuindo com alternativas de superação dos problemas existentes.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui