Secretários de Saúde do Extremo Sul se unem para diminuir a sobrecarga de Teixeira

Secretários de Saúde do Extremo Sul se unem para diminuir a sobrecarga de Teixeira
Secretário de Saúde do Prado, Luciano Mota. Foto Primeiro Jornal

O Núcleo Regional de Saúde em Teixeira de Freitas foi sede de uma importante reunião na manhã de terça-feira (10/04).

Lá, diretores dos hospitais e maternidades da região Extremo Sul discutiram questões como reorganização dos serviços de saúde hospitalar e a territorialização dos leitos. O objetivo é unir fazer o levantamento dos leitos disponíveis e serviços ofertados em cada unidade, depois, em nova reunião, mas, apenas entre treze secretários de saúde, na quinta (12), elaborar-se-á um relatório que será utilizado para colocar em prática o Plano de Urgência e a Rede Cegonha no Extremo Sul.

Secretários de Saúde do Extremo Sul se unem para diminuir a sobrecarga de Teixeira
Reunião ocorreu no Núcleo Regional de Saúde em Teixeira de Freitas. Foto Foco no Poder

Segundo Luciano Mota, secretário de Saúde do Prado, o trabalho está sendo feito em parceria com os treze secretários por meio da Superintendência de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde (SUREGS) e a Diretoria de Atenção Especializada (DAE/Sesab). Por fazer parte da comissão, ele foi o encarregado pelo direcionamento dos trabalhos na reunião desta terça.

Conforme Luciano, os secretários estão “trabalhando para ajustar a central de leitos. Iremos otimizar os leitos dos outros hospitais, diminuindo a sobrecarga de Teixeira”. O objetivo é integrar todo o sistema de saúde de média e alta complexidade dos treze municípios, para beneficiar Teixeira e região.

De acordo ao secretário de Saúde do Prado, com a reunião foi possível afirmar que a região, hoje, conta com aproximadamente 780 leitos de hospital. Também foi feito um diagnóstico de todo serviço oferecido por cada unidade hospitalar do Extremo Sul.

Todas essas informações comporão o relatório que os secretários enviarão à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) “para dar prosseguimento no plano de urgência da região de Teixeira e o plano da rede cegonha, que envolve atendimento à gestante de alto risco”, finaliza Luciano Mota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui