Secretário Nodje Walter representa Mucuri na 1ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite da SEADES em Salvador

Secretário Nodje Walter representa Mucuri na 1ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite da SEADES em Salvador
Foto Ascom

A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (SEADES), realizou na manhã de terça-feira, 24 de janeiro, a primeira reunião ordinária de 2023 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A reunião foi promovida pela Superintendência de Assistência Social da SEADES e debateu questões como a pactuação do calendário das reuniões de CIB para o exercício de 2023, assim como a ações da Assistência Social sobre a situação de calamidade pública na Bahia.

Presente na reunião, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), iniciou demonstrando solidariedade aos municípios baianos alvos das fortes chuvas dos meses de dezembro e janeiro. “Quero aqui demonstrar a nossa solidariedade a todos os municípios baianos que foram atingidos pelas fortes chuvas, e mais uma vez a assistência social apresentou a sua força e importância estando na linha de frente de apoio, coordenando esse trabalho voltado para proteção social das famílias em situação de calamidade”, disse o governador.

Secretário Nodje Walter representa Mucuri na 1ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite da SEADES em Salvador
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A reunião trouxe para a pauta quatro pontos importantes: A apresentação do plano do governo baiano para a gestão 2023/2026 na área da assistência social, proposta de monitoramento para a implantação do SUAS Bahia mais Rural, propostas de critérios de elegibilidade para expansão dos Centros Pop’s e o evento serviu também para o governador Jerônimo Rodrigues fazer a apresentação da secretária Fabya Reis, como titular da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, que chega a pasta com a missão de executar tarefas grandiosas e urgentes, para fortalecer e colocar em evidência as políticas de Segurança Alimentar, Assistência Social e Políticas de Drogas na Bahia.

O advogado Nodje Walter Neiva Diamantino, secretário Municipal de Assistência Social de Mucuri, esteve presente no evento e enalteceu a participação da secretária Fabya Reis e do governador Jerônimo Rodrigues na reunião, além de ter destacado, que a Comissão Intergestores Bipartite atua visando uma melhor estruturação e fortalecimento do papel da própria CIB, enquanto instancia de pactuação, assessorando na proposição de ações para a consolidação e o fortalecimento dos instrumentos e instâncias de controle social, negociação e pactuação do SUAS, e acompanha suas ações referentes a normatizações nos municípios.

“Venho a este evento em Salvador, dentre a nossa agenda de trabalho, trazer os nossos parabéns e os cumprimentos do nosso prefeito Robertinho a nossa nova secretária de estado Fabya Reis, que é uma filha ilustre do extremo sul da Bahia e por ela nos sentimos muito bem representados na Bahia. Tenho a plena convicção que a secretária Fabya Reis fará uma gestão marcada pelo reforço a um conjunto de programas votados à inclusão social, a exemplo do PAA alimentos, o Bolsa Família, o CadÚnico, as Cisternas, os restaurantes populares, dentre outras iniciativas louváveis que chegarão até nós em Mucuri e nos demais 416 municípios baianos”, salientou o secretário Nodje Walter.

Secretário Nodje Walter representa Mucuri na 1ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite da SEADES em Salvador
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Dezenas de outras autoridades participaram do evento, como o vice-governador Geraldo Junior. A secretária Fabya Reis, que tomou posse no cargo no último dia 16 de janeiro, como titular da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, disse “no que tange a pactuação do calendário das reuniões de CIB para exercício do ano de 2023, ficou acordado na primeira reunião do ano, o calendário de reuniões e dentre as ações da Assistência Social para as diversas situações na Bahia, foi definido o apoio técnico e financeiro, assim como reunião e visita aos municípios”.

A SEADES foi criada a partir da aprovação do Projeto de Lei Nº 24.677/2022, de autoria do Poder Executivo do Estado, que extinguiu a SJDHDS – Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. O novo formato dá-se pela necessidade de fortalecer a pauta de combate à fome na Bahia, umas das prioridades da nova gestão estadual.

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