Secretário Nacional de Assuntos Federativos visita Teixeira

Paulo Câmara, vereador licenciado de Salvador, atual secretário Nacional de Assuntos Federativos, em bate-papo ao vivo na Rádio Câmara. Fotos: Wesley Morau/OSollo

Desde domingo (12/11) está em Teixeira de Freitas Paulo Câmara, vereador licenciado de Salvador, atual secretário Nacional de Assuntos Federativos, vinculado à Secretaria de Governo da Presidência da República.

Na manhã desta segunda-feira (13), Paulo participou de um bate-papo ao vivo na rádio Câmara, também estiveram Marcus Calheira, diretor de Município da Secretaria Nacional de Assuntos Federativos, Breno e Pires, edis de Prado, e Edinho, liderança política do Prado.

O secretário contou que à época da 35ª Expô Agropecuária foi convidado pelo prefeito Timóteo Brito e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Agnaldo Teixeira, o Agnaldo da Saúde, para visitar o município e conhecer de perto seus problemas, mas, segundo Paulo, sua agenda impossibilitou a visita, sendo ela possível somente agora.

Ele respondeu questões de interesse dos municípios.

Conforme explicou Paulo Câmara, a Secretaria de Assuntos Federativos é ligada ao ministro Antonio Imbassahy (PSDB-BA), da Secretaria de Governo, e “estamos responsáveis pelos convênios entre prefeituras e Estados, tudo que diz respeito aos municípios passa pela nossa Secretaria. Nós tratamos, gerenciamos, encaminhando os projetos para o ministro Imbassahy dar as providências necessárias”, explica.

Em Teixeira para conhecer os problemas de perto, esteve visitando as ruas para observar a necessária instalação de um sistema de drenagem pluvial, os problemas estruturais na zona rural, dentre outros observados durante visitas guiadas pelo presidente da Casa, Agnaldo. De acordo Paulo, para sua Secretaria, ver os problemas é fundamental para agir em prol de melhorias nos municípios. Ele acredita que “se os prefeitos forem fortalecidos juntos com sua população, serão menos problemas para o governo estadual e federal”.

Marcus Calheira, diretor de Município da Secretaria Nacional de Assuntos Federativos, Brenio Pires, vereador do Prado, Paulo Câmara, secretário Nacional de Assuntos Federativos, Agnaldo da Saúde, e Edinho, liderança política do Prado.

Paulo em entrevista à Rádio Câmara pontuou a importância de se fazer gestão com responsabilidade, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Não pode fazer conta sem ter dinheiro em caixa. O bom administrador tem que ter consciência, cortando na pele, com economia controlada”, exemplificou.

Conforme Câmara, há quase 500 mil reais de convênios que não foram pagos por falta de articulação, “convênios de 2015, inclusive, que não foram cobrados, o prefeito me mostrou o relatório, eu vou levar ao Governo Federal para dar celeridade”, e prosseguiu: “imagine quantas prefeituras estão nessa mesma situação devido, muitas vezes, falta de compromisso dos antigos governantes?! Quem sofre com isso é a população, nosso compromisso é fazer esse levantamento para dar celeridade em Brasília”. “Lá não existe partidarismo, minha obrigação é atender qualquer prefeito para dar celeridade”, concluiu Paulo, que esclareceu aos prefeitos a importância de bons projetos, para que, assim, as solicitações sejam atendidas.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui