Na manhã desta quarta-feira, 30 de maio, o secretário de Saúde Max Almeida entregou novos fardamentos dos agendes de endemia do município de Teixeira de Freitas. A entrega ocorreu na sede da pasta e contou com a presença do chefe de gabinete Herbet Chagas, que representou o prefeito Temóteo Brito, o diretor de Comunicação da prefeitura, Érico Cavalcante, coordenadores e equipe da Saúde.
Pode parecer algo sem importância, mas, como colocou o secretário Max Almeida, os agentes de endemia formam uma equipe que entra nos lares das pessoas e “já ia para o terceiro ano seguido sem a troca de uniformes. Essa era uma reivindicação antiga da categoria. Nos reunimos com eles, ouvimos todas as solicitações e por entender o trabalho de grande relevância, acolhemos os pedidos e hoje estamos dando a resposta do que solicitaram. Compramos todos os uniformes, botas e bolsas que solicitaram”, disse Max.
Além disso, o secretário relatou a necessidade de estar continuamente trocando as vestes e o calçado dos agentes, pois a profissão exige que passem por arame farpado, enfrentem dias chuvosos e muitas outras situações adversas a fim de combater os criadouros dos mosquitos e proteges as famílias teixeirenses.
Outro ponto importante foi o pré-lançamento do projeto Cuidando de quem cuida, que visa garantir os cuidados da saúde dos funcionários deste setor. “O funcionário na saúde, muitas vezes, não tem tempo de cuidar de si, pois está cuidando dos outros, e hoje faremos o pré-lançmento de um grande projeto, cuidando do cuidador ou cuidando de quem cuida, para ter esse olhar atento de cuidar de quem acolhe o pedido do paciente para que ele também possa ter acesso, se sinta cuidado, para que a saúde dele esteja bem e ele possa receber as pessoas bem. Esse cuidado de valorizar, cuidar de nosso profissional, faremos nesse segundo semestre começando pela Atenção Básica, pelos 42 postos de saúde”, explica o secretário.