Secretário de Turismo fala sobre o Carnaval de Porto Seguro

Secretário de Turismo de Porto Seguro, Guto Jones, anunciou a programação do carnaval
* Pedro Ivo Rodrigues

Secretário Municipal de Turismo, Guto Jones, falou à imprensa sobre a programação da festa, resgate das tradições locais, segurança, serviços de saúde e ordenamento do tráfego

O Carnaval de Porto Seguro será realizado entre os dias 26 de fevereiro a 11 ou 12 de março. A festa terá início com a Lavagem da Marechal e a eleição do Rei Momo, no Corredor Cultural Pacatá, se estendendo até o dia 04 de março. Na Passarela do Descobrimento, o evento começa no dia 05 e termina na sexta-feira, dia 11. Entretanto está sendo estudada a possibilidade de encerramento do carnaval no bairro Baianão. Se isso se confirmar, a folia acabará no dia 12.

O secretário municipal de Turismo, Guto Jones, recebeu a imprensa regional na última sexta-feira, dia 04/02, na sede do órgão, para explicar a programação do carnaval. O secretário afirmou que pela primeira vez não haverá carnaval antecipado, mas que será feito o prolongado. “O último dia da festa poderá ser no Baianão, mas isso ainda não foi definido”, frisou Guto, salientando que as atrações serão de acordo com a disponibilidade das bandas. “O carnaval de Salvador é um dos maiores do mundo e todas as bandas de peso estão focadas nele. O nosso objetivo é conseguir as melhores atrações para Porto Seguro, mas não podemos concorrer com a festa da capital”, explicou.

Resgate cultural

Guto Jones ressaltou que outro ponto da programação é o resgate das tradições locais associadas ao evento. “Queremos enfatizar a essência do nosso carnaval. Conversaremos com os moradores mais antigos e iremos fomentar o turismo histórico e cultural. O Espaço Cultural Macunaíma será muito importante nesse processo. Além disso, faremos reuniões para detalhar a nossa agenda festiva. Teremos este ano o Galo da Madrugada, a Lavagem do Corredor Cultural, a Charanga, o carnaval infantil e o da melhor idade”, informou.

“No tocante ao carnaval dos distritos, apoiaremos as festas que serão promovidas em Arraial d´Ajuda e Trancoso, tendo atrações como “As Bandeirosas”, os “Caiçaras”,etc. Nessas localidades, a folia será conduzida pelos minitrios, devido o fato das ruas e avenidas serem mais estreitas”, acrescentou Jones, destacando ainda que as manifestações religiosas não ficarão de fora do carnaval. “A prefeitura tem uma parceria com o Projeto Adoradores, do segmento evangélico, que distribui material gráfico com informações sobre segurança aos foliões e água mineral, além de promover brincadeiras. Daremos total suporte estrutural ao espaço a eles destinado e também estamos pleiteando a realização de um show gospel”, explanou.

Segurança

Entrevista coletiva aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Turismo
O secretário de Turismo declarou que uma das maiores preocupações da prefeitura é a questão da segurança aos foliões e comerciantes. De acordo com Guto, houve uma queda de aproximadamente 80% dos delitos durante a alta temporada na cidade após a posse do atual comandante do 8º BPM, Tenente – Coronel Paulo Faustino da Silva, no ano passado. “Nós, moradores do município, sentimos sensivelmente essa diminuição da criminalidade com o reforço do policiamento ostensivo. Na Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), as ocorrências caíram bastante. Todavia boa parte dos efetivos da PM baiana estarão concentrados no Carnaval de Salvador, mas faremos todo o possível para que haja um incremento no efetivo de Porto Seguro”, disse Jones, salientando que o Conselho Tutelar fiscalizará a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) durante o carnaval. “A prefeitura dará apoio a esse órgão, para que seja coibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos e também para reprimir infrações cometidas por pessoas dessa faixa etária”, pontuou.

“Não será permitido o uso e/ou a comercialização de bebidas em copos e garrafas de vidro. Esses recipientes deverão ser de plástico”, frisou.

Atendimento médico/serviços de saúde

Em relação ao atendimento médico e prestação dos serviços de saúde durante o carnaval, o secretário explicou que o objetivo da administração municipal é garanti-los plenamente ao cidadão, morador ou turista, porém evitar que haja superlotação no Hospital Luís Eduardo Magalhães (HLEM), que estará à disposição nos casos emergenciais. “O atendimento médico será descentralizado. As unidades móveis do Samu estarão presentes no circuito e o Hospital Municipal também estará funcionando”, afirmou.

Circulação de pessoas e veículos

O secretário informou ainda que a estimativa tradicional da prefeitura é a de transitarem 80 a 100 mil pessoas por dia nas ruas e avenidas por onde passam as atrações do Carnaval de Porto Seguro, mas que este ano são esperadas pelo menos 120 mil pessoas, em razão do maior fluxo de turistas nesta temporada. “A nossa malha aérea é limitada, por isso, a maioria dos visitantes deve vir em carro particular. Nesta época do ano, receberemos 48 voos diariamente, sendo 72 nos finais de semana. Com esse maior afluxo de pessoas, trabalharemos em parceria com a Secretaria de Trânsito e Serviços Públicos, que executará as ações necessárias ao ordenamento do tráfego na cidade”, arrematou.

Programação

As atrações que deverão se apresentar no Carnaval de Porto Seguro serão: Araketu, Guig Guetto, Netinho, Raça Negra, Terra Samba, Raghatoni, Chicabana, Vixe Mainha, Tchan, Pagodart, Leva Nós, Trio da Huanna, Via Circular e Maristela Muller.

A programação é a seguinte: 05/03 – Vixe Mainha, Via Circular e bandas locais; 06/03 – Raça Negra, Pagodart e bandas locais; 07/03 – Raghatoni, Guig Guetto e bandas locais; 08/03 – Araketu, Terra Samba e bandas locais; 09/03 – Leva Nós, Maristela Muller e bandas locais; 10/03 – Trio da Huanna, Chicabana e bandas locais e 11/03 – Netinho, É o Tchan e bandas locais.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui