Secretário de Turismo de Porto Seguro usa visão empresarial na gestão

Capacitações como o Sebrae Mais e o Empretec deram a base do conhecimento em gestão para o empresário Wilson Spagnol administrar a pasta

As capacitações que o Sebrae oferece especificamente para os empresários administrarem melhor os seus negócios também podem ajudar a gerir uma pasta pública. Pelo menos na visão do novo secretário de Turismo de Porto Seguro, Wilson Spagnol, 47anos. O economista paulista, radicado em Porto Seguro há 20 anos, administra os hotéis da família e, graças à tranqüilidade conquistada através de capacitações como Sebrae Mais e Empretec e de vivências no Clube da Excelência e Central de Negócios, ele pôde se dar ao luxo de se afastar dos negócios para se dedicar exclusivamente ao turismo da cidade e aplicar na gestão público seus conhecimentos do mundo empresarial.

“Sou um cara high tech e acompanho o movimento dos hotéis através do acesso remoto. Sou um discípulo do Sebrae. As capacitações me ajudaram a construir uma gestão melhor e mais profissional, por isso tenho esse tempo sobrando para me dedicar à Secretaria de Turismo”, explica o empresário, que revelou ter adiado seus projetos pessoais para 2013. “Estou tendo a chance de colocar em prática tudo o que aprendi. Agora sou secretário de Turismo, e quero fazer isso bem”, garante.

Há apenas três meses à frente da pasta, Spagnol já traçou metas ambiciosas para o turismo de Porto Seguro. Segundo ele, a cidade é um destino turístico maduro, líder, mas só manter esse status é pouco. “A gente tem que inovar”, reconhece. Uma dessas ações é um road show pelo país a fim de divulgar o município e suas potencialidades turísticas. A apresentação itinerante foi realizada no mês de novembro na região Sul, com o objetivo de estreitar os laços com os agentes de viagens e operadores de turismo, levando informações sobre a rede hoteleira de Porto Seguro, tarifas, infraestrutura e os principais atrativos turísticos.

O evento aconteceu após o tradicional Festival de Turismo de Gramado, entre os dias 17 e 20 de novembro. Após essa data, o trade visitou, de ônibus, as cidades de Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Porto Alegre. Spagnol explicou que o contato direto com o agente possibilita comunicar de maneira mais eficiente as vantagens que eles têm em vender o destino Porto Seguro, além de criar vínculos pessoais, indispensáveis para a geração de negócios. Outros road shows devem ser realizados em Belo Horizonte (MG) e em Goiânia (GO).

“Fazendo uma capacitação coletiva, com mais de 100 agentes de uma vez, vamos poder dizer a eles que Porto Seguro não é só praia e sol, também é um destino jovem, onde temos observação de baleias, que existe aqui a possibilidade do turista ter uma experiência indígena na Reserva da Jaqueira e que Papai Noel vai tirar férias aqui”, resume. Este último item, aliás, é outra ação da secretaria, que começa agora – a inclusão do Natal como um novo produto turístico do município. “Queremos que o turista que já considerava vir para Porto Seguro neste período sinta-se ainda mais animado para vir com sua família”, disse o secretário.

Durante o mês serão incorporadas diversas iniciativas já existentes no município, como o Natal Tropical do Arraial d’Ajuda, o Natal do Corredor Pacatá, a iniciativa da CDL e Associação comercial da Campanha Natalina e as iniciativas da Secretaria de Cultura, que brindará a cidade com um coral. Papais noeis vão receber os turistas no aeroporto e vão brincar com as crianças num trenó instalado no centro da cidade. Tudo isso além da decoração natalina nas ruas, de uma grande árvore de Natal e de apresentações temáticas.

Cidade se prepara para o Aniversário do Brasil

A cidade de Porto Seguro está se preparando para um megaevento: o Aniversário do Brasil, em abril de 2012. Esta é outra ideia de Spagnol que está sendo colocada em prática. Tanto que o secretário já se reuniu com empresários do trade turístico e outras autoridades municipais para debater os preparativos para as comemorações. A intenção é fazer um espetáculo que terá divulgação dentro e fora do país e que será promovido para as comemorações do 22 de abril, data do nascimento do Brasil.

Para se ter ideia do tamanho do evento, fala-se em convidados de peso, como os presidentes do Brasil, dos Estados Unidos, de países da América do Sul e de Portugal, além de governadores e artistas globais. A festa será realizada simultaneamente em pelo menos 20 municípios brasileiros, incluindo as capitais. Spagnol explicou que a intenção é envolver o coração dos brasileiros, citando como exemplos o Brazilian Day, em Nova Iorque, e as festividades semelhantes em Londres e outras capitais do mundo.

A Copa de 2014 é outra alavanca para incrementar o turismo local. A Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 na Bahia (Secopa-BA) trabalha para que a seleção portuguesa faça seu período de aclimatação na cidade ou a utilize como base para hospedagem e treinamentos. As conversas entre autoridades baianas e portuguesas estão em fase preliminar, mas o projeto é visto com interesse pelo alto escalão da Secopa.

O coordenador do Sebrae no extremo sul, Jorge Cunha, elogiou a disposição inovadora de Spagnol à frente da Secretaria de Turismo de Porto Seguro. “Wilson é um empresário de excelência e um grande parceiro. Já fizemos muitos trabalhos juntos, quando ele era uma das lideranças do Conselho Regional do Turismo, na ABIH e agora como secretário. Capacidade de gestão e visão empreendedora são atributos importantes no mundo dos negócios, e isso Wilson demonstra ter. O Sebrae disponibiliza aos empresários treinamentos importantes para sua competitividade empresarial, dentre eles o Programa Sebrae Mais. Quem estiver preparado, assim como Wilson, terá êxito”, pontuou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui