Na última sexta-feira, 04 de fevereiro, o secretário de Lajedão registrou um boletim de ocorrência contra dois blogs da região por difamação e calúnia. Os veículos de comunicação envolvidos teriam publicado no dia 30 de janeiro, uma matéria afirmando que a Ambulância da Prefeitura de Lajedão estaria sendo utilizada para transportar porcos.
O secretário evidenciou que atitudes como essas enfraquecem a confiabilidade, e o compartilhamento de informações fraudulentas geram grandes consequências, além de induz ao erro e contribuir para a desinformação da população.
Preservando a sua conduta, o secretário registrou o boletim de ocorrência, por calúnia, quando atribui um falso crime contra a vítima. Para esse crime a pena é de detenção, de seis a dois anos, e multa, foi registrado também o crime de difamação.
Segundo a assessoria, a Secretaria de Saúde de Lajedão, nunca deixou de atender a imprensa com responsabilidade, transparência e respeito à democracia.
Tonzinho, prefeito de Lajedão, destacou a importância dos veículos de comunicação sério e que tem compromisso com a verdade e que a sua gestão junto com a população devem lutar contra o crime de Fake News.
O que é Fake News?
Divulgar notícia que sabe ser falsa e que possa distorcer, alterar ou corromper a verdade sobre informações relacionadas à saúde, à segurança pública, à economia nacional, ao processo eleitoral ou que afetem interesse público relevante.
Além disso, as fake news interferem na ação, na tomada de decisão e até mesmo no posicionamento político das pessoas. E as consequências das fake news são tão graves que podem inclusive colocar vidas em risco ou prejudicar a saúde das pessoas.