Secretaria Estadual de Turismo se reúne com as Câmaras Turísticas Regionais da Bahia em evento online

Secretaria Estadual de Turismo reúne com as Câmaras Turísticas Regionais da Bahia em evento online. Foto: Ascom

Foi realizado na quinta-feira, 04 de fevereiro, o primeiro evento de 2021 da Secretaria Estadual de Turismo com as Câmaras Turísticas Regionais da Bahia. Através de plataforma digital online, participaram mais de 60 representantes das instituições participantes das câmaras das zonas turísticas do Estado, secretarias e conselhos municipais de turismo, além de representantes do trade dos municípios turísticos.

A reunião foi convocada pela SETUR-BA com o intuito de apresentar os projetos Retoma Bahia e Caminhando pela Bahia, parcerias da Secretaria Estadual com o Sebrae, a RBA Analítica e a Brisasol. Tais projetos são apoiados pelas Câmaras Regionais Turísticas, que são as instâncias de governança que atuam como interlocutoras da secretaria estadual baiana com os municípios turísticos.

Os projetos se confirmaram como um movimento muito interessante para o trade turístico, com especial retorno para o setor hoteleiro, tanto em gestão como em estratégia comercial, e um impulso para gerar mais negócios para outros setores ligados à atividade.

Retoma Bahia

Projeto para gestão da oferta, demanda e resultados dos meios de hospedagem, de forma digital e on-line, disponibilizando em plataformas de venda os resultados para incremento do turismo em todas as zonas turísticas e, consequentemente, na Bahia. Serão disponibilizados aos participantes capacitação, ferramentas de gestão e consultoria pelo Sebrae / RBA Analítica.

Caminhando pela Bahia

Projeto visa a venda de produtos turísticos, através da Brisasol, contemplando zonas turísticas, com motivações diferenciadas, ferramentas de vendas exclusivas e concedendo maior competitividade ao turismo na Bahia.

Também foram tratados assuntos de extrema relevância como o reforço da governança em cada zona turística baiana e o novo mapeamento turístico nacional, que acontecerá esse ano. Vale ressaltar que o mapa turístico nacional está longe de ser um documento de referências geográficas, é sim um inventário da atividade turística no Brasil, realizado pelo Ministério do Turismo, que norteia investimentos, ações, parcerias e políticas publicas em esferas federal e estadual.

Na Costa do Descobrimento a Câmara Setorial Turística foi instituída em 2006, conta com a participação de empresários, conselhos municipais e secretarias de turismo de Porto Seguro, Belmonte, Santa Cruz Cabrália e atualmente tem como coordenadora presidente Patricia Martins. Desde sua instituição teve papel relevante na condução de políticas e projetos através de emendas parlamentares e eventos, tendo sido a esfera que conduziu, estruturou e executou a matriz de planejamento regional para assuntos da Copa do Mundo 2014.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui