Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas intensifica ações de combate a dengue, zika e chikungunya

O planejamento das ações é fundamental para diminuir este índice. Foto: Ascom

A reunião técnica de planejamento para o enfrentamentos da dengue, zika e chikunugya neste verão aconteceu na sede da secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas, na manhã desta quinta-feira, dia 10).

O secretário de Saúde, Fabiano Marily, e as coordenadoras das Vigilâncias Epidemiológica (VIEP), em Saúde (Visau) e dos Agentes de Combate à Endemias (ACE), discutiram a ampliação das ações de combate e prevenção ao Aedes Aegypti devido à necessidade de controle vetorial permanente.

No encontro, a coordenadora da Viep, Rosidalva Barreto, explicou que Teixeira de Freitas está classificada com nível de infestação médio. Por isso, o planejamento das ações é fundamental para diminuir este índice. “Precisamos do envolvimento de todos para reduzir esses índices e diminuir o número de pessoas doentes neste verão. Infelizmente, as pessoas ainda não se alertaram para o perigo dessas doenças e estão deixando de tomar os cuidados permanentes nas residências”, afirmou Rosidalva.

Reunião de planejamento

Entre as ações propostas para reduzir os índices de infestação estão a realização de mutirões de limpeza nos bairros, concurso de redação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e ampliação dos trabalhos de Educação em Saúde nas escolas de Ensino Fundamental.

Para o secretário de Saúde, Fabiano Marily, planejar e discutir estas ações de enfrentamento é importante, mas que a participação de cada um é fundamental para que o resultado seja positivo. “A maioria dos criadouros do Aedes é encontrada nas residências. Dessa forma, precisamos alertar a população sobre a importância de fazer uma limpeza geral em casa pelo menos uma vez por semana, toda semana”, alertou o secretário.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui