Secretaria de Saúde de Itabela lança campanha em combate ao Aedes aegypti

Lançada campanha de combate ao Aedes Aegypti. Foto: Divulgação.

A Prefeitura de Itabela, por meio da Secretaria de Saúde, está em campanha de conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela – que precisa ser permanente, em especial, nesta época do ano, com a junção de temperaturas elevadas e as chuvas, que aumentam o risco de formação de criadouros.

Além de nociva para toda a população, a picada do Aedes aegypti nas grávidas é ainda mais perigosa, pois transmite a ZIKA, que pode provocar a microcefalia nos bebês.

Para combater o Aedes, a Secretaria Municipal de Saúde de Itabela convoca a população para evitar que o mosquito continue avançando. As dicas de combate ao mosquito são as seguintes: mantenha a caixa d’agua sempre fechada com tampa adequada ou tela; não coloque o lixo fora do horário da coleta, pois os animais podem rasgar ou espalhar o lixo e transformarem em criadouros do mosquito; ao utilizar pneus para jardinagens ou enfeites, não esqueçam de furá-los, evitando um possível criadouro; entregue seus pneus velhos ao serviços de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto.

É necessário também que a população também fique atenta aos sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito, são elas: febre alta ou baixa, manchas vermelhas no corpo, dores no corpo, coceira, dores nas articulações, dor atrás dos olhos, náusea, vermelhidão nos olhos.

A coordenadora do Programa de Endemias, Joandra Ambrozini, frisou quais procedimentos devem ser adotados após os sintomas. “Ao perceber qualquer um destes sinais ou sintomas procure a unidade de saúde mais próxima a sua casa”, disse.

A secretária de Saúde, Wádla Casiano, destacou o motivo da campanha no município. “A campanha acontece em virtude do elevado Índice de Infestação Predial (IIP), que o município se encontra e visando a diminuição deste índice, bem como o controle da doença”, ressaltou.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui