Secretaria de Saúde dá início à campanha Novembro Azul, em Alcobaça

Divulgação

Durante todo o mês de novembro as unidades de saúde vão intensificar o trabalho de conscientização dos pacientes sobre a necessidade de prevenção ao câncer de próstata, uma das doenças que mais mata homens em todo o planeta.

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Em Alcobaça, ao longo de todo o mês de outubro, a cor rosa chamava atenção aos riscos do câncer de mama nas mulheres. Os bons resultados e a participação dos alcobacenses no trabalho de conscientização deu ainda mais ânimo para essa nova campanha. O Novembro Azul vai alertar para a prevenção ao câncer de próstata nos homens.

“Da cor rosa para o azul com a mesma preocupação e empenho de nossas equipes no município. O material da campanha foi divulgado nesta segunda-feira (06) e, ao longo de todo mês, vai incorporar o ambiente das unidades de saúde do município”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Robson Mattos.

“Lembrar a todos os homens da importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença é o nosso principal objetivo”, afirma a Coordenadora da Atenção Básica de Alcobaça, Ravenna Dantas.

Divulgação

OS PACIENTES: Homens com mais de 45 anos devem fazer os exames preventivos uma vez por ano. Já os pacientes com histórico de câncer na família (de próstata no pai ou irmãos; na mama da mãe ou das irmãs) devem procurar o urologista após os 40 anos de idade, conforme recomendações dos especialistas.

O câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite), por isso a importância dos exames com regularidade. Na fase avançada, a doença pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

A CAMPANHA: O Novembro Azul teve início na Austrália, em 2003, chamado Movember – junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro) – aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro.

A prevenção e os cuidados da saúde devem ser prioridade, sempre. As doenças que mais matam são as que podem ser prevenidas. Conscientização e mudança de postura podem interromper esse ciclo. Os hábitos saudáveis e a rotina de consultas e exames são incentivos que todo homem deve oferecer à sua família.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui