Mesa técnica da Secretaria de Política para as Mulheres com a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Bahia
A recém criada Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia, a SPM/BA, promoveu na tarde desta sexta-feira (03) uma mesa técnica, em conjunto com a Rede de Atendimento às Mulheres em situação de violência. Na pauta, a discussão sobre os editais lançados pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres – SPM/PR, que disponibilizam recursos para projetos de desenvolvimento da autonomia econômica das mulheres e combate à violência.
A Secretária Lúcia Barbosa, ressaltou a importância do momento, que foi a primeira atividade pública do novo órgão. “Estamos começando a nos empoderar enquanto gestoras e por isso é essencial que essas entidades nos atualizem sobre os compromissos assumidos pelo Governo da Bahia, na ocasião do lançamento do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em 2008. Assim, poderemos assumir e dar prosseguimento ao Pacto”, afirmou Lucinha.
A mesa técnica contou com a presença de Luciana Mandelli e Renata Rossi, gestoras da SPM/PR, que tiraram as dúvidas das gestoras municipais sobre questões relacionadas com as casas de acolhimento às mulheres e ao atendimento da rede, além dos novos editais nacionais.
“É muito importante que, aqui na Bahia, se constitua uma câmara técnica permanente, com a presença das mais diversas entidades para que verdadeiramente tenhamos força perante os governos”, afirmou Renata Rossi. Além das entidades da sociedade civil, devem integrar a câmara permanente as secretarias de Justiça, Saúde, Assistência Social, Segurança Pública, a própria SPM\BA, além do Ministério Público do Estado da Bahia e do Tribunal de Justiça\BA.
Informação
Os editais do governo federal disponibilizarão orçamento para estruturas físicas de desenvolvimento de casas de acolhimento e demais equipamentos da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres. Já os municípios ficarão com a responsabilidade de garantir os serviços básicos e os recursos humanos.
Fonte:ASCOM/SPM-BA