Secretaria de Educação inicia negociação salarial

(Foto: João Cordeiro)
A Secretaria de Educação de Porto Seguro iniciou a negociação do reajuste salarial dos professores do município durante reunião realizada dia 9 de julho, na Câmara Municipal, com a presença dos líderes da APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia), da secretária municipal de Educação, Dilza Reis, de representantes do Fundeb e Conselho Municipal de Educação, de educadores e colaboradores da secretaria ligados a setores como Merenda Escolar, Transportes e Assessoria Jurídica.

Durante a reunião, Dilza Reis apresentou aos presentes o consultor de Planejamento e Orçamento, Josemar Oliveira Lopes de Jesus, que foi contratado pela Prefeitura para analisar as questões técnicas referentes à viabilidade do reajuste salarial dos professores dentro do orçamento municipal.

“Vamos trabalhar em cima dos números e apresentar um relatório à Procuradoria do Município”, explicou o consultor. A próxima reunião para apresentação destes números está agendada para dia 22 de julho, na Secretaria de Educação.

Segundo Dilza, a APLB também pode indicar um contador especialista para analisar os números da consultoria especializada. Em última instância, caso não haja um denominador comum, a ideia é entregar as contas para a Justiça, que nomearia um interventor para definir o valor possível de aumento.

“Iniciamos a negociação nessa primeira reunião para discutir a questão salarial e a educação como um todo. Convidei também a APLB para em outros momentos, avaliarmos, além da questão salarial, questões que estão dificultando o nosso aluno a atingir a aprendizagem como: acesso, permanência, evasão, repetência, violência verbal e física, homofobia, pedofilia, drogas, diversidade cultural e sexualidade”, salienta Dilza.

Segundo ela o objetivo é trabalhar em prol da Educação e da valorização do educador. “Além do aumento, precisamos discutir também o Plano de Carreira, que beneficiará os professores, de acordo com o desempenho de suas funções”, completou a secretária.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui