Uma vida com dignidade e respeito está sendo discutida em vários segmentos municipais de Itamaraju. Com foco na Lei Maria da Penha e o combate da violência contra a mulher, a ação é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, através do CRAS, SCFV, CREAS e com apoio da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).
A ação faz parte do ciclo de palestras em comemoração de 13 anos da Lei Maria da Penha (11.340/2006), trabalhando a prevenção no âmbito familiar, escolar, social entre outros.
As palestras visam combater a problemática que assombra a sociedade vitimando as mulheres e causando consequências irreparáveis. Durante as discussões, são apresentados os tipos de agressão sofrida, modalidades criminosas e medidas protetivas, destacando a denúncia nacional através do número 180 e 190 da Polícia Militar.
Diversas unidades sociais e de saúde já foram contempladas com a palestra: bairro Bela Vista, Várzea Alegre, Jaqueira, Novo Prado, URBIS II/Liberdade.
A palestra está sendo ministrada pelo Tenente PM Bohana, que juntamente com assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, destacam a violência sofrida pelas mulheres, tendo o silêncio das vítimas e pessoas próximas como vilão, além das consequências da violência, que geram marcas irreversíveis, tendo reflexos físicos seguidos de transtornos familiares, psicológicos e, em grande parte das vezes, a morte das vítimas.