A Prefeitura de Medeiros Neto, por meio da Secretaria da Saúde e Atenção Básica de Saúde, irá promover diversas atividades, nas próximas semanas, em alusão ao Outubro Rosa, para conscientizar a população medeirosnetense sobre a importância de prevenir o câncer de mama e do colo do útero.
O Outubro Rosa é um movimento conhecido no mundo todo, que tem por objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, visando reduzir a mortalidade pela doença.
De acordo com Marlene Alves, coordenadora da Atenção básica de Saúde, as ações estarão sendo realizadas em todas as Unidades de Saúde do município, onde serão ministradas palestras e salas de espera, abordando temas de prevenção, ensinando como fazer o autoexame das mamas e quando se deve fazer a Mamografia e o ultrassom das mamas e atividades que promovam a autoestima e o empoderamento feminino. Além das palestras, exames cito-patológicos(preventivos) serão realizados com as participantes.
Essas atividades serão efetivadas durante todo mês de outubro, com o “Dia D” a ser realizado no dia 17.
Para as mulheres de risco, ou seja, as que apresentam histórico familiar de câncer de mama, o exame é indicado a partir dos 35 anos, a cada dois anos e, a partir dos 50 anos, a mulher deve fazer o exame anualmente.
O câncer de mama
O câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres brasileiras. Se diagnosticado e tratado em fase inicial, as chances de cura chegam a 95%. A herança genética, a obesidade, o álcool, o fumo e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama.
Todas as mulheres, que se identificam ou não com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescência, algumas recomendações, como fazer visitas anuais ao ginecologista, fazer o autoexame uma vez por mês e submeter-se ao exame de mamografia após os 40 anos.
Autoexame
O autoexame da mama é uma forma de cuidar e conhecer o corpo. Deve ser feito por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. Em qualquer alteração (nódulo, retração ou coloração na pele na mama) a mulher deve procurar uma unidade de saúde.
Por: Jan Santos / Ascom