Metodologias de ensino e aprendizagem, bem como planejamentos e avaliações específicas para as realidades indígenas, foram foco do encontro de formação realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da Ação Saberes Indígenas na Escola – Etnoterritório Yby Yara (Núcleo Extremo Sul da Bahia), que terminou no sábado (18), no campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Porto Seguro, depois de três dias de capacitação. O programa – que realiza a formação continuada de professores indígenas das séries iniciais, em letramento e numeramento nas línguas maternas e em português – tem como base o respeito às diversidades, às cosmologias, às tradições e aos modos próprios de organização dos povos da região.
Os formadores do Ação Saberes Indígenas na Escola destacam que o programa vem mostrando resultados positivos na implementação da educação escolar indígena diferenciada, intercultural, bilíngüe, específica, comunitária e sustentável. Para isto, as instituições formadoras e os demais órgãos envolvidos têm dialogado com as comunidades e lideranças indígenas, visando a efetiva participação de todos na organização e nos encaminhamentos para a promoção das formações e para o alcance dos objetivos do programa que foi instituído e regulamentado pelas Portarias MEC/SECADI nº 1.061/2013 e 98/2013, respectivamente.
Além da Coordenação de Educação Indígena da Secretaria da Educação, fazem parte da rede na Ação Saberes Indígenas na Escola o Instituto Federal da Bahia (IFBA), a Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e as Secretarias Municipais de Educação das cidades onde estão situados os povos indígenas atendidos.
Metodologias de ensino e aprendizagem, bem como planejamentos e avaliações específicas para as realidades indígenas, foram foco do encontro de formação realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da Ação Saberes Indígenas na Escola – Etnoterritório Yby Yara (Núcleo Extremo Sul da Bahia), que terminou no sábado (18), no campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Porto Seguro, depois de três dias de capacitação. O programa – que realiza a formação continuada de professores indígenas das séries iniciais, em letramento e numeramento nas línguas maternas e em português – tem como base o respeito às diversidades, às cosmologias, às tradições e aos modos próprios de organização dos povos da região.
Os formadores do Ação Saberes Indígenas na Escola destacam que o programa vem mostrando resultados positivos na implementação da educação escolar indígena diferenciada, intercultural, bilíngüe, específica, comunitária e sustentável. Para isto, as instituições formadoras e os demais órgãos envolvidos têm dialogado com as comunidades e lideranças indígenas, visando a efetiva participação de todos na organização e nos encaminhamentos para a promoção das formações e para o alcance dos objetivos do programa que foi instituído e regulamentado pelas Portarias MEC/SECADI nº 1.061/2013 e 98/2013, respectivamente.
Além da Coordenação de Educação Indígena da Secretaria da Educação, fazem parte da rede na Ação Saberes Indígenas na Escola o Instituto Federal da Bahia (IFBA), a Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e as Secretarias Municipais de Educação das cidades onde estão situados os povos indígenas atendidos.