A jornalista, atriz, comediante e influenciadora digital Maíra Azevedo, a Tia Má, é a convidada desta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, para participar do Evento Março Mulher, promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Programa de Saúde e Valorização do Professor. Ela vai abordar o tema “Os desafios e as conquistas do gênero feminino na sociedade”, às 10h, no auditório da SEC.
A palestra de Tia Má é uma das ações que serão realizadas a partir desta quarta-feira (6), dando seguimento ao calendário de atividades mensais, que visam o bem-estar físico e emocional da comunidade escolar.
Na agenda comemorativa às mulheres, inicialmente, serão realizadas palestras temáticas com profissionais de suas áreas, começando nesta quarta (6), às 9h, com o nutricionista ortomolecular, José Neto, que ministrará a palestra “Saúde da mulher – como se preparar para a melhor idade”. Na quinta-feira (7), também às 9h, a psicóloga Ariane Almeida falará sobre “Saúde mental da mulher em suas múltiplas funções: a importância de cuidar de si mesma”. Já na sexta-feira (8), além da palestra de Maíra Azevedo (Tia Má) haverá, às 9h, a apresentação musical da banda e do coral do Colégio Estadual Naomar Alcântara e depoimentos presenciais e via vídeo de mulheres inspiradoras. Nos três dias, das 8h30 às 16h30, vão acontecer, ainda, ações e serviços como coleta de exames laboratoriais, consulta com nutricionista e bioimpedância funcional.
A superintendente de Desenvolvimento de Pessoas (Sudepe) da SEC, Rosário Muricy, destaca a importância de celebrar o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, instituído em 1975, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de afirmar as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres. “Nós, mulheres, já avançamos muito, porém ainda temos que avançar. Esse dia é muito simbólico e nós não podemos deixar passar em branco. A Secretaria da Educação do Estado, uma instituição que cuida do aprendizado, do conhecimento, vai trazer nesse encontro falas de mulheres que lutaram e se colocaram em uma posição estratégica de empoderamento, de lutas, de vitórias e de sucessos para que a gente possa continuar criando essa nova imagem da mulher, um ser social igual a qualquer outro”.
Ações e serviços – O Programa de Atenção à Saúde do Professor é uma iniciativa inovadora e pioneira, desenvolvida pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Educação, para levar ações e serviços voltados para o cuidado e atenção à saúde do professor da rede pública estadual de ensino. Seu funcionamento se dá por meio de oficinas e acompanhamento nas unidades escolares; ações coletivas; e acolhimento personalizado e individualizado no SAC Educação.
Durante o ano, são realizados encontros com enfoque na orientação ergonômica e postural, técnicas preventivas e corretivas dos distúrbios osteomusculares e técnicas de alongamento e relaxamento; oficinas com ênfase na saúde vocal dos professores, com orientações sobre os cuidados com a voz; orientação nutricional sobre os benefícios de hábitos alimentares saudáveis e os cuidados com a escolha dos alimentos; e atendimentos por meio de uma escuta técnica e qualificada com o foco nas relações interpessoais.