SEC realiza seminários territoriais com coordenadores pedagógicos dos núcleos de Eunápolis e outros municípios

SEC realiza seminários territoriais com coordenadores pedagógicos dos núcleos de Eunápolis e outros municípios
SEC realiza seminários territoriais com coordenadores pedagógicos dos núcleos de Eunápolis e outros municípios. Foto: ASCOM

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou, nesta quarta-feira (23), mais uma rodada dos Seminários Territoriais, com coordenadores pedagógicos que atuam na modalidade da Educação Básica da rede estadual de ensino. Desta vez, a segunda etapa do diálogo está sendo sediada nos polos de Jequié, Eunápolis e Serrinha, reunindo 461 educadores de 12 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Além de uma abordagem da prática colaborativa, focada na troca de experiências entre os participantes, também está em foco, até esta quinta-feira (24), a escuta qualificada, o alinhamento e direcionamento das equipes pedagógicas com as propostas da SEC para o fortalecimento do aprendizado dos estudantes.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Leninha Vila Nova Cavalcante, falou sobre a importância da ação, que abrangerá todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia. “Estes seminários territoriais representam o compromisso do Governo do Estado, por meio da SEC, para a valorização dos professores e trabalhadores da Educação e o apoio aos estudantes do 9º ao 3º ano, resignificando o planejamento para a recomposição de aprendizagens. Aliado a isto, temos outras iniciativas focadas na gestão da aprendizagem, com a disponibilização de uma plataforma para a realização de avaliações, simulados e outras atividades diagnósticas, além dos investimentos massivos realizados na melhoria e ampliação das estruturas físicas da rede escolar”, pontuou.

Para a coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Adonias Filho, do município de Itabuna, Andréa Maria Brandão Meireles, o encontro é uma oportunidade de discutir, coletivamente, com outros territórios a gestão da aprendizagem. “Viemos de um período em que tentamos recuperar os prejuízos causados pela pandemia. Precisamos cuidar da gestão da aprendizagem na escola. É o que dá significado ao trabalho do coordenador e faz com que voltemos o olhar de uma forma mais sistematizada para os saberes e fazeres que precisamos continuar neste ano de 2023, com vistas a 2024”.

Sua colega, Fabiane Santana Costa Andrade, coordenadora pedagógica do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Shaun, de Ilhéus, ressalta que o evento deixa claro o empenho da SEC em relação à aprendizagem. “É preciso ouvir mesmo e acho importante que a secretaria abra esse espaço para o diálogo com quem está no chão da escola, porque somos nós que ouvimos alunos e professores. Acredito que até amanhã estaremos com novos direcionamentos para mobilizar a aprendizagem”.

Etapas – A primeira etapa dos Seminários Territoriais aconteceu em maio deste ano, quando, aproximadamente, 1.300 coordenadores estiveram reunidos, em Salvador. Na semana passada, a ação aconteceu nos municípios de Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Caetité, reunindo mais de mil educadores de 15 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui