SEC empossa nova presidência do Conselho Estadual de Educação da Bahia para o biênio 2024-2026

SEC empossa nova presidência do Conselho Estadual de Educação da Bahia para o biênio 2024-2026
SEC empossa nova presidência do Conselho Estadual de Educação da Bahia para o biênio 2024-2026. Fotos: Claudionor Jr.

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) empossou, nesta segunda-feira (8), os conselheiros Roberto Gondim Pires e Dinalva Melo do Nascimento como presidente e vice-presidente, respectivamente, do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA), para o mandato de 2024 a 2026. A solenidade de posse foi realizada no auditório do recém-inaugurado Complexo da Gestão Democrática da Educação Conselheiro Valmir Sampaio, em Salvador.

A secretária da Educação do Estado em exercício, Rowenna Brito, que representou o governador Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância da atuação do CEE-BA. “Ter professores tocando essa pauta e um conselho fortalecido é fundamental. Nesse último período, o professor Paulo Gabriel se dedicou a essa agenda do fortalecimento do conselho e da aproximação com outros órgãos. Então, a gente vive um momento muito importante, com um conselho composto de muitos jovens conselheiros e com pautas estratégicas, que são muito relevantes para a Educação da Bahia”.

O presidente empossado, Roberto Gondim Pires, falou da sua expectativa de atuação no órgão após ter sido vice-presidente por dois mandatos (2020-2022/2022-2024). “Assumir a presidência é uma responsabilidade maior ainda. Acho que, nos últimos quatro anos, o conselho vivenciou uma experiência muito forte, sob a liderança do conselheiro, professor e presidente Paulo Gabriel. São, aproximadamente, nove mil escolas que estão sob o abrigo do nosso conselho, além das quatro universidades estaduais e as escolas de governo. A expectativa é grande, porque nós temos uma equipe de conselheiros e um corpo técnico que têm entregado à sociedade um trabalho bastante profícuo”.

SEC empossa nova presidência do Conselho Estadual de Educação da Bahia para o biênio 2024-2026

Já a vice-presidente Dinalva do Nascimento expressou o seu desejo para que o órgão assuma, cada vez mais, uma posição estratégica, considerando a sua condição de primeiro conselho do Brasil. “É preciso que ele deixe de ser essencialmente um órgão burocrático, carimbador de processos e que esteja integrado com toda a comunidade educacional, para que a gente possa se aliar a todos os companheiros que lutam por uma educação de qualidade”, pontuou.

Ao encerrar o seu mandando de quatro anos, Paulo Gabriel Nacif fez um balanço do trabalho realizado. “É uma honra muito grande transmitir a presidência do conselho para dois queridos amigos e professores. A gente sempre quer mais, mas não há dúvidas de que nós buscamos enfrentar a realidade que se impunha. A pandemia; as mudanças que tivemos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); os enfrentamentos em relação ao totalitarismo do Brasil, tudo isso nós buscamos enfrentar com honra. Mas nós sonhamos sempre mais e esperamos que os outros construam ainda mais do que a gente”, disse.

O evento ainda contou com a participação da reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Georgina dos Santos; da reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Amali Mussi; do reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes; da reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Adriana Marmori; e do vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Penildon Silva Filho, além de representantes da SEC, autoridades e profissionais da Educação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui