Sec. de Agricultura de Itamaraju se reúne com núcleo do projeto PAT Mandiocultura

Sec. de Agricultura de Itamaraju se reúne com núcleo do projeto PAT Mandiocultura
Sec. de Agricultura de Itamaraju se reúne com núcleo do projeto PAT Mandiocultura para tratar sobre nova fase do programa. Foto Ascom

Membros do Núcleo Diretivo do Projeto PAT Mandiocultura de Itamaraju estiveram reunidos na sede do governo municipal, na terça-feira (27), para discutir sobre a nova fase do projeto.

O projeto faz parte do Plano de Ação do Território Extremo Sul, que visa mobilizar o crescimento econômico regional.  Que vem conquistando o olhar de inúmeros parceiros, que acreditam na força do campo e sua produção para elevar a economia.

Durante a reunião, questionamentos, relatórios e novas ações foram planejadas. Os parceiros relataram os avanços no tratamento do solo, cuidados com a área que será alvo da pesquisa e anúncio sobre a escolha das variedades a ser plantadas atendendo ao projeto piloto.

Nesta fase serão realizadas o plantio por 5 produtores parceiros, onde duas das propriedades utilizarão mudas de mandioca fornecidas pela Biofábrica (modificadas geneticamente com maior produtividade e resistente a pragas), outras 03 unidades utilizarão de manivas de mandioca produzidas na região com perfil de qualidade.

O projeto fomentará o crescimento da produção regional, melhorias nas técnicas desde o plantio, tecnologias, produção e possibilidades de mercado. Nos próximos dias a equipe técnica autorizará o plantio, marcando nova fase do projeto.

Coleta de dados serão repassadas e estudados pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que também aderiu a parceria no projeto.

O secretário de Agricultura Ivan Favarato Filho, enfatizou, “O projeto vem superando nossas expectativas.  Acreditamos que vamos transformar a realidade de muitos produtores”.

O núcleo de Itamaraju é representado pelo secretário de Agricultura (Ivan Favarato Filho), Araildes do BNB (Banco do Nordeste), dos parceiros assentados Demostenes (Assoc. São Francisco), Joilson Santos (Assoc. Córrego da Barriguda), Joaquim da Associação São Francisco, Juvenilson e Itamar Novaes (Associação Renascer), também Ademir Macete e Leandro (Assoc. Assovale), Dora Lucia (representante do comitê gestor), João Esteves (BahiaTER), dos técnicos municipais (André Dutra e Margarete Brito).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui