O Sebrae em Teixeira de Freitas encerrou as atividades de 2024 com status de missão cumprida, entrando num período de férias coletivas. Para o ano que se inicia, a expectativa é superar os números alcançados, mantendo-se firme no propósito de apoiar os donos de pequenos negócios a enfrentar os vários desafios de empreender.
Reafirmando seu compromisso com o Extremo-Sul da Bahia, as ações desenvolvidas fortaleceram a economia local e geraram impactos positivos na vida dos empreendedores. Dentre esses, foram atendidos cerca de 6.000 microempreendedores individuais (MEIs) e 9.148 micro e pequenas empresas (MPEs), com soluções que vão desde consultorias, capacitações a projetos estratégicos.
Desse número de Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP), 10.597 foram atendimentos recorrentes, ou seja, clientes que foram atendidos e retornaram ao Sebrae para buscar outras formas de oportunidades e soluções. Foi um ano de muitas conquistas para a entidade, a começar pela grande inauguração da nova sede em Teixeira de Freitas, composta por uma moderna estrutura de recepção integrada com o café e o atendimento, acessibilidade, salas de atendimento individual, um auditório amplo para treinamentos, pequenas palestras e seminários, banheiros com acessibilidade e amplo estacionamento, pensada para proporcionar maior conforto aos clientes.
Além disso, foi uma unidade estadual que participou de diversos concursos, tais como a etapa regional do Concurso de Melhor Pão Francês da Bahia, Prêmio Sebrae Mulher de Negócios com representatividade de cinco finalistas, XVIII Encontro Nordestino de Leite e Derivados, VII Prêmio Queijo Brasil, XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora e 3º Mundial do Queijo do Brasil.
As missões empresariais reuniram vivências teóricas, práticas, networking e muitas experiências marcantes, como por exemplo, a participação na e-Agro, em Salvador, com a exposição de produtos premiados internacionalmente no espaço Origens. Também vale citar o 56º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica, considerado o maior congresso de medicina laboratorial da América Latina, em que a regional foi representada por sete empresários da saúde.
Ainda sobre as missões empresariais, o Sebrae apresentou um pitch no 8º Salão Nacional do Turismo com a Costa das Baleias no Rio de Janeiro, levou empresários para a Feira Hospitalar em São Paulo, para a Bahia Expo&Negócios, Fispal Food Service e FIPAN e, em Mato Grosso do Sul, participou da 3ª edição do Inspira Ecoturismo com 15 pessoas.
Recepção de missão
Não somente levou empresários para outros estados, como também recepcionou permissionários da Mata de São João, município localizado na região metropolitana de Salvador, em uma missão empresarial focada no turismo representativo de Porto Seguro. Onde também aconteceram importantes rodadas de negócios, em agosto e novembro, destacando o potencial econômico da região, ampliando conexões comerciais.
Mais uma vez o Circuito Empresarial foi sucesso garantido, com apresentação de assuntos como Inteligência Artificial e Neuroinovação, e registrou recorde de público em todas as cidades por onde passou, a exemplo de Mucuri, Prado, Itanhém, Medeiros Neto, Teixeira de Freitas, Posto da Mata, Itamaraju, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Eunápolis. Além de proporcionar o aprendizado com o circuito, o Sebrae ainda arrecadou como forma de inscrição mais de 1,5 tonelada de alimentos que foram destinados a instituições filantrópicas em Teixeira de Freitas.
Os Festivais Gastronômicos são parte importante do diferencial da região, que, além de fomentar desenvolvimento econômico nas seis cidades – Teixeira de Freitas, Prado, Eunápolis, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Santa Cruz Cabrália –, ainda geram novos postos de trabalho, aprendizado, consolidando a região como um polo de experiências culturais e culinárias. Em 2024, juntos os festivais geraram um faturamento superior a R$ 20.040.930,40 para os estabelecimentos participantes, promoveram divulgação do destino através do turismo gastronômico, movimentando a região o ano todo.
O Sebrae também apoiou ações importantes como Exposições Agropecuárias, que fortaleceram o agronegócio na região, e Destaque Empresarial, que reconhecem empresários e negócios que se destacaram ao longo do ano. O gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, pontua novas metas para 2025, como por exemplo a expectativa de atender 12.200 Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e ampliar os atendimentos aos MEIs, mantendo e expandindo os projetos já realizados. “No Extremo-Sul da Bahia, desempenhamos um papel estratégico ao impulsionar o empreendedorismo como motor de desenvolvimento econômico e social. Temos a felicidade de partilhar essa trajetória de crescimento junto a importantes parceiros, com os quais queremos muito estreitar os laços para os caminhos de 2025”, celebrou o gerente.
Já o setor fabril obteve ganhos com o uso do Lean Manufacturing, um sistema de gestão industrial que aumenta a produtividade e eficiência, com a redução de erros e desperdícios na produção. Com isso, houve o aumento da produtividade em média de 56,66%, além da redução de custos e desperdícios de até 41%. Mesmo com o subsídio do Sebrae, as empresas conseguiram um Retorno sobre o Investimento (ROI), recuperando o capital aplicado em apenas 3 a 5 meses. Financeiramente vantajoso, o Lean Manufacturing provou ser uma excelente metodologia usada para impactar na redução de hora extra, na implantação de uma cultura de melhoria contínua, aprimorando processos, valorizando os funcionários e a resolutividade de problemas. Também melhorou do clima organizacional, com maior envolvimento da liderança, implementação de sistemas específicos de comunicação visual e painéis de acompanhamento para auxiliar o desempenho. Em 5 meses, a metodologia impactou diretamente 180 colaboradores e as empresas relataram completa satisfação com o resultado.
Novidades e Projetos Estratégicos
– Estudo Extremo-Sul 2045: uma iniciativa dos parceiros Suzano, Governo do Estado, Fieb, ADEX e Sebrae, com o objetivo de planejar o desenvolvimento econômico e sustentável da região.
– Feira de Negócios: apoiando a organização que será do Sindicato Rural e Coopmista e será um evento multissetorial para conectar empresários e fomentar negócios.