Eunápolis- O SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia promoveu na cidade de Eunápolis, na terça-feira, 29 de novembro, o I Seminário de Políticas Públicas da Costa do Descobrimento. Anteriormente, o evento foi promovido na cidade de Teixeira de Freitas.
O evento aconteceu no auditório do Hotel Oceania, em Eunápolis, e reuniu prefeitos reeleitos e eleitos, vereadores reeleitos e eleitos, além das equipes de transições administrativas.
Durante o ciclo de palestras, foram apresentadas perspectivas de temas relevantes com diversos painéis temáticos, e a participação do especialista internacional Jorge Melguizo, que apresentou a palestra “Cidades Criativas – Caso Medellín”.
Entre os políticos presentes, estava o próximo vice-prefeito da cidade de Belmonte, Janival Andrade, representando o prefeito eleito Jânio Natal, que também é seu irmão. Janival parabenizou o SEBRAE pela iniciativa, e afirmou que o seminário contribuiu para orientar os novos gestores na prestação de serviço público.
Segundo Alex Brito, gerente regional do SEBRAE, o objetivo maior do seminário é orientar os gestores municipais para qualificar ainda mais a administração pública. “Entendemos que os órgãos de controle externo não devem apenas fiscalizar, mas também auxiliar os prefeitos de modo a que possam atender os anseios da população, que deseja uma educação de qualidade, serviços de saúde eficientes e a melhor prestação de serviço possível dos órgãos municipais”, enfatizou.
Outro palestrante do seminário, foi Adelmo Guimarães, diretor adjunto da escola de contas TCM/BA, que falou sobre o papel do Tribunal de Contas da Bahia, que é o de orientar os gestores para que não cometam irregularidades.
Segundo Adelmo, foi verificado que muitas dessas irregularidades, foram por falta de conhecimento. “E, por conta disso, o TCM criou uma unidade, que é a escola de contas, para promover o intercâmbio entre gestores, o jurisdicionado e a sociedade, que está sempre em busca de uma boa prestação de serviço, valorizando o controle social”, afirmou.
Entre os presentes, o prefeito de Eunápolis Neto Guerrieri, a prefeita eleita de Itagimirim Devanir Brilhantino, Epaminondas Castro, representando a prefeita reeleita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira; o vice prefeito de Itabela, Gedalvo Matos, representando o prefeito Luciano Francisqueto; a advogada Ravena Nascimento Rosa, representando a prefeita de Guaratinga, Dra Christine Pinto; O advogado Dr Isan Nascimento Botelho representando o prefeito de Itapebi, Juarez Silva de Oliveira (Pebinha); Janival Andrade, vice prefeito de Belmonte, representando o prefeito Jânio Natal, além de vereadores eleitos, políticos e interessados.
Alex Brito aproveitou para agradecer as parcerias na realização do evento, o apoio da imprensa, e a presença de tantos prefeitos e prefeitas que irão administrar as cidades do Extremo Sul a partir de 2017. Brito declarou que o seminário alcançou seu objetivo e acrescentou: “É nossa missão também incentivar a transparência na administração, de modo que os cidadãos possam exercer o controle social que se exige das administrações públicas. E, claro, advertir que os órgãos de controle externo, e em especial o TCM, vão estar alertas para evitar quaisquer desvios, desperdício ou mau uso dos recursos públicos, assim como atentos ao fiel cumprimento da legislação pertinente, especialmente a Lei de Responsabilidade Fiscal, que é uma conquista dos brasileiros”, ressaltou Alex Brito.