Sebrae oferece três oficinas gratuitas para microempresários e empreendedores em Porto Seguro

Foto: Ascom do Sebrae
Microempresários e empreendedores individuais de Porto Seguro terão a oportunidade de, na próxima semana, participar de três oficinas de capacitação gratuitas oferecidas pelo Ponto de Atendimento Empresarial do Sebrae na cidade. Na segunda (21), o tema será “Atendimento ao Cliente”. Na terça (22), os profissionais poderão aprender como elaborar um plano de negócio. E na quarta (23), serão ensinadas as mais eficientes técnicas em vendas. As oficinas serão realizadas das 15 às 17h30, no auditório do Sebrae, Praça ACM, 55, Centro, (73) 3288-1564.

De acordo com o gestor do PA do Sebrae em Porto Seguro, Antonio Robson Pinto, a oficina “Atendimento ao Cliente” tem como objetivo criar condições necessárias para que os participantes desenvolvam competências para diversas ações eficientes no negócio, como identificar os aspectos que contribuem para a satisfação do cliente, refletir criticamente sobre as ações e os procedimentos de atendimento em sua empresa e planejar ações que garantam a satisfação dos clientes e possam gerar um impacto positivo nos resultados.

Já a oficina “Plano de Negócio” pretende dar aos empresários o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das suas próprias atitudes. “Desenvolver o plano de negócio é um sinal de maturidade e planejamento. Através dele, o empresário tem mais segurança para alcançar o êxito e também ampliar ou promover inovações”, explica Antonio Robson.

“Assim como para construir uma casa, organizar uma festa ou viajar, é necessário fazer um cuidadoso planejamento do negócio. Ou seja, a casa, a festa e a viagem não vão se realizar apenas pelo desejo. Ideias assim nascem, porém, para que elas se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo”, destaca ainda.

O plano de negócio irá orientar o empresário na busca de informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e os serviços a serem oferecidos, bem como possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo assim para a identificação da viabilidade da idéia e na gestão da empresa.

O próprio nome “Técnicas de Vendas” já diz o propósito da oficina. Segundo Antonio Robson, a capacitação oferece muitas dicas para quem precisa ganhar dinheiro vendendo. Uma delas ele já antecipa: o vendedor tem de demonstrar que realmente se importa com o cliente. “Quando estiverem frente a frente, o cliente tem de se sentir a pessoa mais importante do mundo”, ressalta.

O gestor ensina que, antes de sequer iniciar uma abordagem, o vendedor deveria compreender qual o foco do negócio em que está atuando, qual o perfil de cliente para o qual o empreendimento está direcionado e quais as reais necessidades que esse eventual cliente espera ter atendidas pela empresa.

As oficinas gratuitas oferecidas pelo Sebrae têm tido excelente procura, segundo Antonio Robson, mas ele lembra que as que serão realizadas na próxima semana são voltadas para microempresários e empreendedores, ou seja, todos os participantes terão que ter CNPJ.

Fonte: Débora Vicentini/Ascom do Sebrae

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