Saúde descentraliza o Teste do Pezinho

Buscando facilitar cada vez mais a vida das mães de recém-nascidos, a Prefeitura de Eunápolis, através da Secretaria de Saúde, está descentralizando a realização do Teste do Pezinho, que é feito nas crianças do3º ao 20º dia do nascimento, de segunda a sexta-feira, na APAE, localizada na Rua do Ceasa, Bairro Centauro.

A partir desta última segunda-feira, 05, quem mora nas localidades como Gabiarra, Sapucaeira, Projeto Maravilha e Colônia, além dos bairros Urbis III, Urbis II e Dinah Borges, já podem encaminhar as crianças para os postos de saúde que funcionam nessas localidades, já que a saúde do município capacitou e disponibilizou pessoas qualificadas para esta finalidade.

O Teste do Pesinho é capaz de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e\ou infecciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebê, como por exemplo, retardo mental.

Segundo a secretária de saúde, Edna Alves, a previsão é que até o final do ano todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade ofereçam o Teste do Pezinho, e até que isso não aconteça, os moradores dos demais bairros deverão continuar procurando a APAE para realização do teste. “Com estas sete Unidades Atendendo, juntamente a APAE, tiraremos a sobrecarga desta instituição, que vai continuar com esta função, atendendo aos moradores dos bairros que ainda não foram contemplados com a descentralização”, disse Edna Alves.

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui