Saúde de Itanhém é aprovada como Comando Único e caminha em direção à Saúde Plena

Saúde de Itanhém é aprovada como Comando Único e caminha em direção à Saúde Plena
Considerando se tratar de um grande avanço para Itanhém, a solicitação foi aprovada por unanimidade pela Comissão. Foto: Ascom/PMI

Nesta quarta-feira (11) a gestão Mildson Medeiros fez história. Através do trabalho de sua equipe de Saúde, que tem como secretário municipal o enfermeiro Joabe Pires, o município finalmente conseguiu o tão sonhado Comando Único, e passará a ter autonomia e comando dos recursos da saúde.

Além de estruturar melhor a gestão, principalmente, com revisão dos processos de trabalho e nas áreas de controle, regulação e avaliação dos serviços, o Comando Único fortalece a assistência à saúde no município.

Já submetida ao Conselho Municipal de Saúde de Itanhém, a solicitação foi apresentada na Comissão Intergestores Regional – CIR, em Teixeira de Freitas, onde Joabe discursou a favor da aprovação dos documentos.

Considerando se tratar de um grande avanço para Itanhém, a solicitação foi aprovada por unanimidade pela Comissão. Com isso, o município está fortalecendo a gestão e avançando para um novo modelo de atenção à Saúde.

O Secretário de Saúde está confiante de que estão no caminho certo para alcançar a tão almejada “Saúde Plena”.

“É um momento histórico, me emociono em poder participar dessa Vitória, “Quem não ouviu dizer que nossa saúde teria que ser plena!? bom, chegou a hora! Depois de passar pelo conselho municipal de saúde o comando único é aprovado na CIR, quero aqui externar os meus agradecimentos a todos que acreditam na nossa capacidade, em especial, o nosso prefeito Mildson Medeiros, o Conselho Municipal de Saúde, na pessoa da presidente Luzinete, e a parceria dos meus colegas secretários de Saúde. O trabalho está apenas começando, mas tenho certeza que estamos no caminho certo, e essa semente plantada aqui hoje a de crescer, florescer e dar muitos frutos pra nossa Saúde Pública Municipal. Agradeço a Deus pela força que tem me dado até aqui e aos meus colegas de trabalho porque, sem eles, nada disso estaria acontecendo”, disse ele.

O Comando Único opõe-se a tradição centralizadora da assistência à saúde no Brasil e vem promovendo a noção de que o município é o melhor gestor para a questão da saúde, por estar mais próximo da realidade da população do que as esferas estadual e federal. Esse é um processo de avanço da gestão municipal na saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui