São Pedro é homenageado em festa tradicional

(Foto: João Cordeiro)O santo padroeiro dos pescadores, São Pedro, foi homenageado com uma grande festa em Porto Seguro durante toda a terça-feira, 29 de junho, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal. Pela manhã, houve missa campal e apresentações artísticas e culturais de lambada, do cantor Ébano e do grupo da melhor idade, Alegria de Viver.

No período da tarde, a tradicional procissão marítima reuniu barcos de pescadores, escunas e embarcações de passeio, que saíram da Tarifa dos Pescadores por volta das 14h30 e seguiram até o Píer Municipal.

A imagem de São Pedro estava na escuna Cristina V e foi abençoada pelo frei Marcos José Santos Oliveira, da igreja Nossa Senhora do Brasil. Na sequência, o pescador aposentado Orival Alves de Figueiredo, 86 anos, segurou o anzol que também foi abençoado pelo religioso. Conforme a tradição, o pescador mais velho lança o anzol abençoado ao mar para garantir a fartura dos peixes para todos os pescadores.

“Temos que agradecer muito a São Pedro, pois ele era o mestre e dono da rede. Somos devotos e gratos por tudo o que ele nos oferece”, disse Orival, também conhecido como Seu Vadi, que trabalhou no mar por mais de 50 anos.

(Foto: João Cordeiro)Segundo Seu Vadi, na época em que trabalhava, os recursos para a pesca eram menores, pois não havia gelo para conservar os peixes. “Hoje há mais recursos, mas o homem não preserva a natureza e há menos peixes do que antigamente”, comentou.

Todo evento foi acompanhado pela Capitania dos Portos de Porto Seguro. O capitão tenente Manoel Antônio da Cruz afirmou que tudo correu conforme programado e que dez homens da Marinha acompanharam a procissão. “Nosso objetivo foi garantir a segurança da navegação, fizemos um trabalho de vistoria e inspeção das embarcações”, afirmou.

Respeito à tradição

O prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, prestigiou a saída das embarcações para a procissão e fez questão de cumprimentar todos os pescadores. “Este evento faz parte das tradições das famílias da cidade”, comentou.

Ele estava acompanhado dos secretários de Administração, Lauro Setúbal; Finanças, Nerival Alves Pereira; Turismo, Guto Jones; Obras, Luís Fróes; Trânsito e Serviços Públicos, Sandy Esmero; Litoral Sul, Alencar Oliveira; Agricultura, Geraldo Couto; Esportes, Oberdan Santos Costa; e do chefe de gabinete, Osdélio Oliveira. O secretário de Meio Ambiente, Élio Brasil, participou da procissão marítima juntamente com os pescadores. Também estavam presentes o presidente da Câmara Municipal, Carlito Martins, e diversos vereadores.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui