São João valoriza cultura e resgata tradição das festas populares

Os festejos de São João, em Porto Seguro, terão como principal objetivo resgatar a cultura das festas populares. Neste ano, os cinco dias de comemorações, entre 19 e 23 de junho, serão na rua Marechal Deodoro, também conhecida com rua da Mangue, onde está localizado o Corredor Cultura Pacatá e diversos movimentos culturais da cidade, como o Grupo da Melhor Idade e o Espaço Macunaíma.

A novidade foi anunciada durante uma entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira, 11 de junho, na Secretaria de Turismo de Porto Seguro, que contou com a presença do secretário de Turismo, Guto Jones, e dos mais expressivos veículos de comunicação da região.

“Vale ressaltar que estamos formatando um produto novo de São João, a pedido do Prefeito Abade, com a capacidade de agradar aos moradores e turistas, permitindo que Porto Seguro seja uma nova opção de festa para essa época do ano e reduzindo a sazonalidade do período”, disse o secretário.

O ritmo que comandará a festa será o forró pé de serra. Também haverá apresentação de quadrilhas, pau de sebo, rodas de contos e causos, além da gastronomia tradicional das festas juninas, com mungunzá, quentão, amendoim e doces diversos.

De acordo com Guto Jones, toda a decoração será feita em harmonia com o casario da rua do Mangue. Para preservar o meio ambiente, o mangue será fechado. Também serão montados dois palcos, um próximo à escola Cariza e outro na altura da ponte. “Os moradores serão integrados à festa e participarão vendendo comidas típicas e abrindo as portas das suas casas para os visitantes, como era feito antigamente”, explicou.

A iniciativa do prefeito Abade em promover um São João diferenciado foi recebida de forma bastante positiva pelos moradores da rua do Mangue. Dona Julinha, integrante do Grupo da Melhor Idade, ficou satisfeita com a realização do evento e está empolgada com os preparativos. “Vamos organizar uma quadrilha e preparar várias delícias juninas”, disse.

Serjão, do Espaço Macunaíma, também comemorou a realização da festa. Grande incentivador das ações culturais da cidade, o morador da rua do Mangue está mobilizando os moradores e empreendimentos da localidade. “Será uma grande festa e vamos resgatar o espírito junino em Porto Seguro”, completou.

Além das atrações principais, haverá bandas como Cacimba Barrenta, Forró Chibata, Zé Break, Garanhão do Forró, Expressão do Forró, Kara Nova do Forró, Reginaldo Rossi Cover, Boneca Maluca, Chinelada da Bahia e Eantá Xottã (banda composta por indígenas). A festa também acontece em Arraial D’Ajuda, Trancoso, Vera Cruz e Baianão, sendo que este bairro receberá Chave de Cadeira, dia 19 de junho, e Marcelo Marrone, dia 23 de junho.

Confira a programação principal de São João na rua Marechal Deodoro:

 

Data

Atração principal*

19/6 (sábado)

Arriba Saia

 

20/6 (domingo)

Voadores do Forró

 

21/6 (segunda-feira)

Edu & Maraial

 

22/6 (terça-feira)

Cheiro de Forró / Cacau com Leite

 

23/6 (quarta-feira)

 

Renato Fechine

 

*Todas as noites, além da atração principal, haverá mais três bandas locais, tocando forró pé de serra

*Programação sujeita à alteração

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui