São João: Petrobras vai “botar” dinheiro em 133 municípios da Bahia

Prefeitos e secretários de diversos municípios da região sul e extremo sul da Bahia estiveram presentes, ontem á tarde (17), no Hotel Portal, em Eunápolis, para uma reunião realizada pela empresa de consultoria Ecoeventos Produções Ltda., responsável pelo Programa “São João a todo o Gás” que repassará recursos para as prefeituras que tiverem seus projetos aprovados pela Petrobras S.A. nessa área de abrangência. O Gerente da Comunicação Institucional Norte e Nordeste Darcles Andrade afirmou que já existem aproximadamente 133 municípios com propostas pré-aprovadas e os valores a serem liberados obedecerão a três critérios.

O primeiro deles é a distinção entre os municípios de médio e grande porte que tem festejos juninos tradicionais e já reconhecidos pelo público. Nessa categoria se enquadram, segundo ele, apenas sete municípios no estado da Bahia que receberão apoio mais significativo. O segundo critério de disponibilização de valores intermediários ficam para as cidades de pequeno e médio porte em que a Petrobras tenha negócios e, em função disso, necessite de consolidar a marca entre seus clientes. Finalmente, os valores menores de patrocínio ficariam para os pequenos municípios em que os festejos ainda estejam se consolidando.

Darcles Andrade foi enfático em afirmar que o principal objetivo do patrocínio da Petrobras é o resgate das antigas tradições juninas que, com o passar do tempo, estejam se descaracterizando ou sendo esquecidas. “É importante que os municípios façam seus festejos promovendo o retorno das quadrilhas juninas, os quebra-potes, os paus-de-sebo, o sanfoneiro tradicional, dentre tantos outros patrimônios da nossa cultura”.

Luciano Neiva, Secretário Executivo da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc participou do evento representando o presidente Claudio Dourado e disse que a entidade vai acompanhar, junto à Petrobras, a liberação dos recursos de todos os municípios da jurisdição da entidade. “A Amurc existe para prestar serviço e essa gestão fará o possível para que todas as prefeituras recebam patrocínios que desenvolvam e consolidem a cultura popular” disse Neiva.

Marcos Dantas, prefeito de Itajuípe prestigiou o evento e reivindicou, também, o apoio da Petrobras para o Projeto de Resgate da Festa de São Pedro, no seu município. “Queremos oferecer ao itajuipense um festejo que o faça lembrar das antigas festas juninas, com muitas quadrilhas e arrasta-pé”. Também estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Alex Gonzaga e o Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itajuípe – Saae, Márcio Barbosa. O município de Coaraci foi representado pelo vice-prefeito, Sérgio Fraiffer e sua equipe.


Fonte: O Tabuleiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui