São João de Jequié atrai turistas de várias partes da Bahia

Fotos: Secom

A Vila Junina vem recebendo a visita de muitos turistas que optaram por passarem o São João em Jequié. A noite desta quinta-feira, 22, contou com as apresentações das quadrilhas Asa Branca e Beija-flor, que emocionaram o público presente e os shows de Gonzagueiros, Forró Umbu com leite e Forró Elite.

Mesmo com toda a estrutura hoteleira, com cerca de 16 hotéis e quase duas dezenas de pousadas, Jequié ainda guarda um hábito bastante interiorano:  Abrir as portas de casa para recepcionar os visitantes que vem aproveitar as festas juninas. Outras pessoas, que possuem parentes e conhecidos na cidade conseguem vir para passar esses dias de festa nas casas de amigos.

Não é de estranhar que nos dias de São João alguns lugares ficam amontoados de jovens, todos na alegria de curtir os poucos momentos de festa sem se importar com o conforto de uma cama de hotel. Essa hospedagem informal e de baixo custo atrai sobretudo os turistas mais jovens, que vêm de várias cidades da região e até da capital para encontrar com a família e os amigos em Jequié. A dona de casa, Rejane Nascimento é uma destas pessoas que, na época junina, recepciona cerca de seis a oito parentes em sua casa, no bairro do Jequiezinho. “Ah! Eu gosto de ver a casa cheia, com fogueira na porta, comidas típicas e muita animação. Gosto da alegria do São João. Me sinto viva em estar com meus amigos e familiares aqui na Vila Junina. Tudo está muito especial!”, disse Rejane.

Há ainda aquelas pessoas que aproveitam das festas para ganhar um dinheiro, aumentando sua renda, com as casas e quartos de aluguel. Como é o caso de Janete Lima dos Santos, que reside no centro da cidade, bem próximo da folia junina e que aluga um dos quartos da casa em época de festa. “Eu estou muito contente. Jequié voltando com o São João e permitindo a gente a ganhar um dinheiro extra, recebendo os visitantes. Minha casa é simples mas tem um coração enorme. Viva o São João de Jequié!”

A Vila Junina segue até o dia 25, na Praça Rui Barbosa, com diversas atrações musicais e variadas quadrilhas juninas. Nesta sexta-feira, 23, tem início a Praça do Forró, na Praça da Bandeira, com ainda mais atrações para a comunidade jequieense.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui