Santo Antônio Jesus

Estou mais uma vez aqui, para além da janela do hotel tem a praça Padre Mateus, tudo irradiando um tom esbranquiçado de um dia sem nuvens. Nos carros parados na praça, os para-brisas brilham com frescor, feito uma piscina. As luzes se movem como se trasbordassem. A palavra “resplandecer” deve se referir a esse tipo de cena.

Eu meditei sobre esse termo e observei esse fulgor por um tempo. Independente do que vejo, ou mesmo do que não vejo, eu tenho o hábito de criar narrativas sentimentais. A história da cidade Santo Antônio de Jesus remonta ao período colonial do Brasil, quando a região era habitada pelos índios Tupinambás, por isto observo a estatura abaixo de 1,70 m da população. Foi grande produtora de cana-de-açúcar.

O primeiro povoado surgiu em torno de um oratório dedicado a Santo Antônio de Jesus, nas proximidades do rio Sururu. A cidade é famosa por sua produção agrícola, com destaque para a manga e o maracujá. Também denominada de Cidade das Palmeiras, devido as suas palmeiras seculares, é uma das mais importantes cidades do recôncavo baiano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui