Santidade, para que Deus seja visto!

“Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12.14)

Hoje escrevo esta devocional a quatro mãos. Recebi um comentário de um querido amigo sobre este versículo e quero incluí-lo na devocional de hoje. Há duas coisas que ele disse: fez referência ao início do capítulo em que o escritor da carta nos orienta a ter os olhos fitos em Jesus, que é o autor e consumador de nossa fé. Se não mantivermos esta atitude, não encontraremos o caminho para a santidade que Deus pretende para nós. Sempre nos orientamos usando referenciais. Isso tanto vale para nossos deslocamentos físicos quanto para nossa jornada existencial. Temos nas Escrituras o testemunho da vida de Jesus. Temos o Espírito Santo que nos guia em toda verdade sobre Jesus. E na medida em que o seguirmos, poderemos ser exemplos uns para os outros do Jesus que devemos seguir. Não seremos o exemplo mas devemos ser um exemplo, devemos ser exemplares pontuais do Cristo que seguimos. Como dizia Madre Tereza, talvez você seja o único evangelho que seu amigo lerá hoje.

A outra coisa que disse aplicou de maneira bastante interessante a ideia de ver a Deus. Creio que a santidade, que significa crescer no pertencimento e comunhão com Deus, nos permite ver a Deus. E viver pela fé é mais do que acreditar que estamos fazendo o que deveríamos, mas é ver Deus no que fazemos. É ter encontros surpreendentes com Ele por meio das coisas da vida, do mundo criado e inclusive de pessoas. Não estou dizendo com isso que Deus seja as coisas, o mundo ou as pessoas. Mas que santidade é também poder perceber, ler, ouvir e ver a manifestação de Deus onde tantos só veem o que os olhos podem ver, só ouvem o que os ouvidos podem ouvir, só leem o que qualquer um poderia ler. Santidade é Deus Conosco, Emanuel, de uma forma muito particular. Mas este meu amigo apontou-me algo mais.

A santidade permite que os outros vejam Deus por meio de nós. Não se trata apenas de ver, mas também de ser visto como alguém que lembra Deus. Concordo com ele. A santidade é um mosaico amplo e há muitas outras verdades a serem conhecidas a respeito. A santidade pode nos levar ao silêncio de Deus, uma das experiências mais perturbadoras para a alma humana. O certo é que santidade nos faz muito bem. Transforma-nos para muito melhor! A jornada não é incerta, é guiada pelo próprio Senhor. Não corremos riscos. Não devemos ter pressa. Mas devemos desejar estar nela. Não devemos ter medo, pensando que será um desmantelamento de nossa vida. Ao contrário: será a voz de Deus colocando ordem no caos! “E disse Deus: ‘Haja luz’, e houve luz” (Gn 1.3). Será assim. Por onde começar? Comece de onde está. Confesse-se a Deus. Diga toda a verdade e continue dizendo até que seja verdade o que esteja dizendo sobre si mesmo. Peça ajuda ao Espírito Santo (Sl 139.23-24). Santidade é um direito seu!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui