Santa Casa de Itabuna inaugura Unidade de Radioterapia

Foto: Ascom

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, participou hoje da solenidade de inauguração da ampliação da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

Com a instalação do Acelerador Linear, equipamento de alta tecnologia, avaliado em 1,5 milhão de dólares (US$), a Santa Casa igualará o tratamento contra o câncer oferecido hoje na instituição aos existentes nos maiores centros de saúde do país.

Para instalação do aparelho, foi realizada a reforma na Unidade de Radioterapia do Hospital Manoel Novaes, com a construção de um bunker para abrigar o novo equipamento de tratamento radioterápico.

Dessa forma, a instituição vai poder oferecer tratamento com tecnologia de ponta, combinada com a vasta experiência nas mais recentes técnicas de radioterapia e um corpo clínico altamente capacitado.

Em comparação ao mercado nacional, a Santa Casa está equiparada com a mesma tecnologia das grandes capitais desenvolvendo novas técnicas e modalidades de tratamento no setor de radioterapia”, esclareceu Fernando Cunha, médico da unidade e Supervisor de Proteção Radiológica da Santa Casa.

O acelerador está habilitado para tratamentos nas modalidades convencionais, 3D Conformacional e IMRT e possui maior eficácia na localização do alvo (tumor), podendo, em alguns casos, aumentar a dose de radiação aplicada sem aumentar toxicidade.

Além do aumento da capacidade de atendimento da SCMI, a população de Itabuna e região poderá ter acesso a tratamento de qualidade com alta tecnologia sem precisar se deslocar para a capital baiana.

Para o provedor da Santa Casa, Eric Júnior, o novo equipamento é um divisor de águas nos serviços de radioterapia da Santa Casa. “Vamos poder oferecer aos pacientes, um tratamento mais avançado e eficaz contra o câncer”, pontuou. Participou também da solenidade o secretário da saúde de Itabuna, Jozimar Salles Aguiar.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui