Ilhéus: Samu amplia atendimento com quatro novas ambulâncias

A entrega dos novos equipamentos foi feita pelo secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, ao prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, nesta terça-feira, dia 15.Uma das ambulâncias é UTI (Unidade de Terapia Intensiva) móvel e as demais são unidades básicas, que poderão ser equipadas como avançadas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) sediado em Ilhéus recebeu, na manhã desta terça-feira, dia 15, quatro novas ambulâncias que vão beneficiar a população do município e, ao mesmo tempo, fortalecer o processo de regionalização do serviço de emergência em saúde. A entrega foi feita ao prefeito Jabes Ribeiro pelo secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, que representou o governador Jacques Wagner, durante solenidade realizada na sede do SAMU, situada na Avenida Luiz Eduardo Magalhães, no Malhado.

Segundo o coordenador regional do serviço de atendimento móvel, Walbert Silveira, os novos equipamentos estarão em operação a partir desta quarta-feira, dia 16. O secretário estadualainda entregou uma unidade móvel de saúde ao prefeito de Arataca, Fernando Mansur, que também prestigiou a solenidade. Jorge Solla ressaltou o pioneirismo do atendimento de urgência em Saúde pelo SAMU, cuja implantação do serviço no país completa 10 anos.

Ilhéus: Samu amplia atendimento com quatro novas ambulâncias
Novas ambulâncias do SAMU – Foto Roberto Santos

Estiveram presentes o vice-prefeito de Ilhéus e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), os secretários municipais de Saúde de Ilhéus e Arataca, José AntonioOcké e Maria Clícia Nogueira, os vereadores ilheenses Roque Matos (PSC), Tarcísio Paixão (PSD), Luiz Carlos Santos (PP), Nerival Nascimento Reis (PC do B) e Ivo Evangelista (PRB), a diretora da 6ª Dires (Diretoria Regional de Saúde), Sonilda Lemos, os secretários de Educação e Meio Ambiente e Urbanismo, Marlúcia Rocha e Antonio Vieira, além dos diretores dos hospitais de Ilhéus e São José, Jorge Viana e Eusínio Gesteira, e os ex-secretários de Saúde, Ledívia Espinheira e Rui Carvalho.

Na oportunidade, o prefeito Jabes Ribeiro destacou o apoio do governo estadual no sentido de aprimorar a prestação dos serviços públicos de saúde no município. “A renovação da frota do SAMU representa mais um passo para consolidar esse serviço tão importante para as pessoas, de modo geral”, destacou. O prefeito afirmou que está trabalhando pelo projeto de reorganização do serviço móvel de saúde, por considerar uma necessidade imperiosa para a comunidade.

Unidades -Dentre as novas ambulâncias, uma é UTI móvel (com médico, enfermeiro e equipamentos avançados) e as demais são unidades básicas, com condutor socorrista e técnico em enfermagem. A depender da necessidade do município e das cidades que integram o processo de regionalização do SAMU, as unidades básicas poderão ser utilizadas como avançadas.

Vinte municípios integram a macrorregião do SAMU, cuja regulação será feita pelo município de Ilhéus. Contarão com unidades móveis próprias as cidades de Santa Luzia, Cairu, Arataca, Una, Gandu, Maraú, Valença, Uruçuca, Itaperoá, Camamu, Itacaré e Piraí no Norte.

Hospital- Tanto o prefeito como o secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, informaram que está em processo adiantado o termo de doação do terreno, localizado no bairro de Banco da Vitória, onde será construído o novo hospital regional de Ilhéus. Parte do terreno será doado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a outra pela Prefeitura de Ilhéus, através de desapropriação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui