Salão do Turismo abre suas portas e Porto Seguro marca presença em São Paulo

A quinta edição do Salão do Turismo, considerado a vitrine do turismo brasileiro, abriu suas portas nesta quarta-feira, 26 de maio, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Porto Seguro marcou presença com um estande de cem metros quadrados, que apresenta as belezas do destino em painéis ilustrativos e televisores de 42 polegadas. No espaço, também há atrativos como pintura indígena e o tradicional tererê nos cabelos, além da distribuição de material institucional e brindes como cocadinhas e balas de coco.

O prefeito de Porto Seguro, Abade, o secretário de Turismo, Guto Jones, a superintendente do Porto Seguro Convention & Visitors Bureau, Patrícia Martins, estão representando Porto Seguro institucionalmente, estabelecendo importantes contatos e parcerias para o destino. “Este é um dos mais significativos eventos do setor turístico e Porto Seguro continua marcando presença, trabalhando para atrair mais turistas e apresentar novas alternativas para este segmento da economia, que representa a principal fonte de renda da cidade”, comentou o prefeito.

Mais voos

Abade e Guto Jones participaram de encontros com os diretores da companhia aérea Azul, Mark Neelman e Marlon Ramirez, que explanaram sobre o sucesso dos voos lançados pela empresa para Porto Seguro nos finais de semana, saindo de Congonhas (SP), Campinas (SP) e Confins (MG).

Segundo os diretores, devido ao sucesso das operações nos finais de semana, haverá voos diários no período das férias de julho. “O voo para Porto Seguro está indo muito bem e vamos divulgar o destino juntamente com nossa divulgação”, afirmaram.

As autoridades também tiveram reuniões com Marcos Moraes, da empresa Dunas, responsável pela realização do Rally dos Sertões. O objetivo é resgatar a chegada do Rally para Porto Seguro. “Estamos fechados com Fortaleza para 2010 e 2011, mas temos total interesse em voltar para Porto Seguro, especialmente no mês de junho, quando sei que vocês estão em baixa temporada”, comentou Moraes.

Além dos contatos comerciais, Abade concedeu entrevistas para emissoras de rádio e veículos especializados em turismo, com o objetivo de divulgar a festa de São João de Porto Seguro, que será realizado entre os dias 19 e 23 de junho, e o Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento, entre os dias 16 e 30 de junho.

Comunidade indígena

 

A valorização da comunidade indígena também foi um aspecto da participação de Porto Seguro no quinto Salão do Turismo. Além da pintura indígena no próprio estande da cidade, os indígenas também estão com um espaço específico na Vitrine Brasil, área onde são expostos e comercializados artesanatos e produtos diversos, que refletem as características do turismo de cada região.

A Prefeitura de Porto Seguro apoiou a vinda de 40 indígenas das aldeias de Imbiriba e Aldeia Velha. “Para nós, é muito importante estarmos aqui para mostrarmos nossa cultura e comercializarmos nosso artesanato, especialmente em um período de baixa temporada como este”, comentou Arnã Pataxó, que, inclusive, já recebeu o prêmio de Mulher Empreendedora, oferecido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Já Murici Pataxó, de Imbiriba, não escondeu sua felicidade em participar de um evento grandioso como o salão. “É a realização de um sonho, estou muito feliz, porque quase não saio da aldeia. Quando saio, no máximo vou até Porto Seguro”, falou, afirmando ter ficado assustada com os prédios e o movimento da capital paulista.

Salão de Turismo

Promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, o evento acontece de 26 a 30 de maio e apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os cerca de 100 mil visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do país. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.

A cerimônia de abertura, também realizada nesta quarta-feira, contou com a presença do ministro do Turismo, Luiz Barreto, ministro de Pesca e Aquicultura, Altemar Gregolim, governadores de São Paulo, Paraíba, Piauí, Mato Grosso e Sergipe, além de senadores, deputados, autoridades municipais e do trade turístico.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui