Saiba como realizar o recadastramento obrigatório do cartão do SUS em Teixeira


A partir deste ano (2021), todos devem realizar o recadastramento obrigatório do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Teixeira de Freitas participa deste processo, e o recadastramento, que é fundamental para a destinação de recursos do Ministério da Saúde, é feito pelos Agentes de Saúde.

A medida segue a decisão do Governo Federal, que estabeleceu um novo modelo de financiamento da Atenção Básica, a principal estratégia de repasse de recursos da aliança para a Prefeitura, explica a coordenação da Atenção Básica do Município. “Infelizmente, existem muitas pessoas que acham desnecessário o cadastramento, e relutam em participar achando que não precisam do SUS. No entanto, o cadastro é base para o atendimento, até no sistema particular de saúde”.

Assim, o recadastramento (que inclui a atualização e novos registros) será fundamental para o município enfrentar situações como a pandemia do novo coronavírus, além de garantir o cuidado contínuo realizado por diversos profissionais na prevenção de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, bem como na oferta de vacinas, medicamentos, realização de curativos entre outros serviços.

Faça o seu cadastro, é fácil e pode ser realizado em seu endereço pelos Agentes de Saúde ou nas Unidades Básicas da rede municipal mais próxima. Toda a população deve ser cadastrada, até mesmo as pessoas que possuem plano de saúde e aqueles usuários que não utilizam com frequência as unidades de saúde. As pessoas que já possuem cadastro realizado pelo agente comunitário não precisam.

Para que todos possam fazer o cadastramento, a Equipe da Atenção Básica também adotará novas estratégias e deve iniciar uma série de visitações também nos finais de semana, alcançando assim os mais ocupados. Receba os Agentes, e informe o RG ou certidão de nascimento, CPF ou cartão SUS e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum parente de primeiro grau. É possível também que uma pessoa da família realize o cadastro dos demais moradores, caso apresente toda documentação.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui