Sagrada é a vida

“E então lhes disse: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” (Marcos 2.27)

O sábado foi muito importante na formação espiritual de Israel. Falar em formação espiritual significa falar de como eles deveriam relacionar-se com Deus, consigo mesmos, com o próximo e com o mundo criado por Deus. Em como deveriam lidar com os servos, a terra, os bens e tudo mais. Formação espiritual não se refere a algo etéreo ou definido por um espaço sagrado. Por que espiritualidade tem a ver com a vida, sempre. Os ritos são apenas instrumentos didáticos. Formação espiritual, portanto, é formação existencial, formação para viver. O sábado foi um instrumento didático importante. Ele anunciava o direito de todos ao descanso, indicando com isso o valor da vida, o valor do outro. A razão do sábado era a necessidade de amor e cuidado com a vida.

Mas ele foi se tornando sagrado por si mesmo. Deixou de anunciar uma mensagem e passou a ser ele mesmo a mensagem. O meio se tornou o fim. Não estava mais a serviço de um princípio, de um ensino para a vida, maior que ele e definitivo, para além dele. Em lugar de ensinar sobre a sacralidade da vida, tornou-se o que fazia da vida algo sagrado. O ser humano perdeu a prioridade e o sábado passou a ser a prioridade. A razão do sábado era o homem, como disse Jesus, mas acabou tornando-se a razão da vida e da devoção. A benção tornou-se escravidão. Entre Deus e o homem, ficou o sábado. Jesus apontou aos judeus esse desvio, essa cegueira espiritual. Eles haviam invertido as coisas e isso era grave.

O que você pensa? O mesmo pode acontecer conosco? Precisamos ler as palavras de Jesus e deixar que elas nos falem. Há tanta coisa em nossa religiosidade! Que lugar essas coisas tem ocupado? Por que as temos? Para que servem? O que elas nos ensinam? Será que não as estamos valorizando além do que deveríamos? Não estamos deixando que elas nos dividam e por causa delas será que não temos pecado uns contra os outros? O sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado. O que isso nos ensina? Se invertermos essa ordem, será para nosso prejuízo. E poderemos pecar contar os outros, e contra nós mesmos! Seremos espiritualmente equivocados e existencialmente imaturos. Jesus veio nos trazer vida e vida plena. Não deixe que os “sábados” de seus costumes e religiosidade escravizem você. Sagrada é a vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui