Sacrifício

Sacrifício

A lógica da humanidade é que o merecimento só se obtém com sacrifício. Eis a palavra-chave para compreender a alma atormentada do ser humano: “sacrifício”.

Se você está feliz agora, é porque se sacrificou antes. Mas, se está feliz sem ter se sacrificado, talvez tenha que pagar por isso depois. “No pain, no gain” , como pregam as academias de ginástica. Sem dor, não há ganho. É por essa razão que o sacrifício está no centro de todas as religiões. Na Bíblia, Abraão imolou seu filho a pedido de Jeová. Essa história mostra como eram comuns os sacrifícios humanos na Antiguidade.

O cristianismo representou uma evolução: os animais não eram mais abatidos, porque o próprio Jesus se sacrificou pela salvação do homem. Ele era “o cordeiro de Deus” , que morreu para lavar os nossos pecados.

Apesar desses progressos, a ideia de que a felicidade tem preço está gravada na nossa mente e infiltrada no nosso espírito. Mui raramente as belas vidas são interiormente felizes, sempre é preciso sacrificar muita coisa ao mundo. Sabe-se o que era a vida dos anacoretas (vida contemplativa) , eles só conheceram dois estados, o de oração e o do sono.

Será o sacrifício o caminho da felicidade?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui