São cada vez mais as pessoas que numa altura em que o marketing digital está acessível a qualquer um, começam a investir nesta estratégia.
Assim, independentemente de ter um negócio de dropshipping ou qualquer outro tipo de comércio eletrónico, existem sinais claros de que o seu negócio está a precisar de uma estratégia de marketing digital coerente.
Contrariamente ao que possa pensar, o marketing digital é o caminho para aumentar as suas vendas e consequentemente para tornar o seu negócio mais estável e rentável.
De seguida indicamos-lhe alguns sinais claros que precisa mudar sua estratégia.
6 sinais que sua empresa precisa investir mais em marketing digital
Numa altura em que qualquer negócio tem de estar presente online, não investir numa estratégia digital é meio caminho andado para o fracasso.
Assim, veja as dicas seguintes.
1 – Tráfego mensal muito baixo
É importante ter em conta que ter exposição e ganhar notoriedade online são objetivos que não são alcançados de forma rápida.
Assim, considere que é preciso muito mais do que um site e umas publicações ou campanhas sazonais nas redes socais para ter sucesso.
Para conseguir aumentar o tráfego do seu site (e consequentemente as suas vendas), deve investir de forma consistente e contínua no relacionamento com o cliente.
E, isso pode ser feito através da partilha de conteúdo útil, informativo e relevante para o seu público alvo.
2 – Baixo volume de vendas
Se o seu volume de vendas é baixo ou baixou consideravelmente nos últimos tempos, isso é um sinal claro que tem mesmo de investir em marketing digital.
Tenha em conta que os algoritmos do google foram alterados e por isso, muitos sites que não tinham conteúdo relevante começaram a perder tráfego de forma abismal.
Tal como dissemos anteriormente mais de 90% das pessoas fazem uma pesquisa online sempre que necessitam de adquirir um serviço ou comprar um produto.
Assim sendo, para que consiga vender, tem que estar presente quando o seu potencial cliente precisa dos produtos que tem para lhe vender.
Se você não está presente, quem vai ficar a ganhar é a sua concorrência, pois a hipótese de vender é muito superior.
3 – Conteúdo é importante (muito importante)
Depois de algum tempo de atuação em determinado mercado, é provável que já tenha realizado algumas pesquisas no Google para saber qual o tipo de informação que a sua concorrência presta aos clientes e potenciais clientes.
Agora imagine que trabalha com uma área muito específica e que não há praticamente nenhuma informação relevante sobre a mesma. Isto, é o que se chama uma oportunidade.
É a sua oportunidade de começar a apostar em marketing digital, mais propriamente na produção de artigos, vídeos, tutoriais ou qualquer outro tipo de material que chame a atenção e eduque/informe o seu potencial cliente.
Acredite que se ele algum dia necessitar de um produto que você tenha para vender, será você de quem ele se vai lembrar.
4 – Está a perder espaço para a sua concorrência
Pois bem, é provável que enquanto está a ler este artigo, a sua concorrência esteja a fechar uma venda através das suas diversas ferramentas de marketing digital.
Perder um potencial cliente para a sua concorrência pode acontecer por diversos motivos, nomeadamente: melhores ofertas comerciais, novos produtos ou serviços, melhores condições de venda, enfim…
No entanto, se quer voltar a angariar os seus clientes, tem de se fazer notar online. Seja através de contactos diretos de email, publicações frequentes nas redes sociais ou criação de conteúdo.
5 – Segmentação incorreta
Sabia que um dos principais erros dos empresários brasileiros está precisamente na incorreta segmentação do seu público alvo e consequentemente dos seus esforços de marketing digital?
Quando cria corretamente a sua persona, deve ser o mais específico possível de forma a que toda a sua comunicação e estratégia seja realizada/implementada de forma correta.
Acredite que apenas e só desta forma é possível medir o retorno das suas ações de marketing online.
6 – Há quanto tempo não tem um novo cliente?
Como é óbvio não existe nada de errado em manter os clientes que já tem atualmente felizes e satisfeitos com o seu trabalho. No entanto, é sempre importante gerar novos clientes, pois apenas desta forma é que vai conseguir aumentar o seu volume de vendas e alavancar a sua empresa.
Acredite, neste ponto, o marketing digital é uma ótima estratégia, pois os custos são bastante mais reduzidos e é possível saber com exatidão o retorno dos mesmos.
Quem gere um negócio de dropshipping precisa de ter novos clientes todos os dias pois caso contrário o negócio não será rentável.
Agora que já sabe como é que o marketing digital pode salvar a sua empresa, está na altura de começar a ponderar seriamente alavancar a sua estratégia de marketing.