Rui Costa quer medidas que favoreçam investimentos privados no Porto de Ilhéus

A ausência de garantia de fornecimento da nafta em longo prazo tem se refletido na perda de investimentos na Bahia

O governador Rui Costa passou a terça-feira (10), em Brasília, em agenda com ministros para defender interesses da economia baiana. Acompanhado de secretários de governo e de parlamentares baianos, ele se reuniu com o secretário nacional do Portos, Hélder Barbalho, e com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.

A Braga, o governador mostrou a necessidade de a Petrobras assinar, até 15 de dezembro, um contrato de fornecimento de nafta de longo prazo com a Braskem. A petroquímica baiana é a única empresa de atuação nacional que transforma nafta nas substâncias eteno, polietileno e polipropileno – matérias-primas usadas por outras indústrias do setor.

A ausência de garantia de fornecimento da nafta em longo prazo tem se refletido na perda de investimentos na Bahia. As negociações entre as empresas são intermediadas pelo ministro. “Entendemos que o fornecimento de nafta é fundamental para essa cadeia produtiva, que buscamos reforçar e ampliar. Consideramos urgente e é evidente que as empresas têm absoluta competência para chegar ao entendimento”, assinalou Rui, destacando que a agilidade no acordo significa emprego e renda.

No encontro com Barbalho, Rui pediu que o governo federal adote medidas para permitir investimentos privados no Porto de Ilhéus, transformando-o em alternativa de escoamento de cargas no período em que a Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol) vai funcionar sem que o Porto Sul esteja concluído.

A estratégia sugerida é a de que a Secretaria Especial de Portos (SEP) publique Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) para que empresas privadas interessadas no terminal possam expandir e melhorar o equipamento. Pediu também que a SEP agilize a ampliação do quebra-mar do Porto de Salvador e a concessão do terminal de passageiros à iniciativa privada.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui