Rui anuncia mutirão para zerar fila de cirurgias eletivas na Bahia

Mais de 60 mil procedimentos devem ser realizados

Rui anuncia mutirão para zerar fila de cirurgias eletivas na Bahia
A Policlínica de Teixeira de Freitas. Fotos: OSollo

O governador Rui Costa confirmou a realização de um mutirão de 60 mil cirurgias eletivas no interior do estado e na capital para os próximos dois meses, com uma programação que se estende a diagnósticos nas Policlínicas Regionais de Saúde.

O anúncio oficial aconteceu nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, durante o Papo Correria, programa semanal em suas redes sociais.

“Nós faremos um grande mutirão agora em março e em abril, um mutirão de diagnósticos nas policlínicas. Sexta, sábado e domingo teremos uma grande feira de Saúde em Salvador, em frente ao Hospital da Mulher, já fizemos sexta passada em frente ao Hospital de Seabra, e faremos esta feira também em algumas cidades do interior”, disse Rui.

O governador afirmou ainda que as cirurgias eletivas e os exames de diagnósticos serão feitos, inclusive nos fins de semana e em regime de mutirão na capital e no interior do estado. O objetivo é zerar a fila de procedimentos represados durante a pandemia da covid-19.

Para isso, conta com o apoio dos gestores municipais e dos equipamentos públicos estaduais espalhados em todas as regiões.

“As policlínicas funcionarão à noite e aos sábados, o objetivo é zerar a fila de diagnósticos e de cirurgias eletivas. Ontem, fiz reunião com os prefeitos, fizemos um levantamento e a expectativa nossa para zera a fila, é fazer cerca de 60 mil cirurgias no interior. Estamos com uma grande mobilização para atingir esta meta nestes dois meses”, afirmou.

A ação será iniciada pelo Hospital da Mulher, em Salvador, no próximo dia 11 de março, onde a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) promoverá a Feira Março Mulher, que ofertará mais de 10 mil consultas, exames e emissão de documentos para o público feminino.

De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, “o evento disponibilizará exames de mamografia para mulheres entre 40 e 69 anos, ultrassonografia, eletrocardiograma e raio-x. Também serão oferecidos exames ginecológicos, além de serviços odontológicos e consultas oftalmológicas e com cirurgião geral”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui